Bons investidores, que conhecem bem sobre análise técnica e análise fundamentalista, curiosamente cometem os mesmos erros na bolsa de valores. Talvez estes erros sejam óbvios para a maioria, mas querendo ou não voltam a comete-los. A idéia aqui é estudar estes erros para não mais cometê-los.
Pode-se dizer que são os 3 pecados capitais dos bons investidores. Atenção principal com custos com corretagem.
Pode-se dizer que são os 3 pecados capitais dos bons investidores. Atenção principal com custos com corretagem.
Os 3 principais erros
Para nossa importantíssima lista, citaremos os 3 principais erros: Investir embasado em números, sem conhecer de perto a empresa que será investida, Investir apenas por palpites de terceiros e Agir por impulso.
1º Investir embasado em números, sem conhecer de perto a empresa que será investida. Embora seja meio que óbvio para um investidor conhecer a empresa a qual está investindo, o mais comum de se encontrar no mercado financeiro são pessoas que investem apenas olhando bons números, seja números de gráficos, seja números fundamentalistas. Embora o investidor esteja certo em analisar a empresa antes de investir, ele está completamente errado em não observar os demais detalhes como nicho de mercado, notícias divulgadas, etc. O recomendado é uma análise conforme foi descrito em "Como Escolher a Empresa Ideal" e posteriormente uma Análise Básica das Demonstrações Contábeis, conforme escrito no tópico "Introdução a análise das demonstrações contábeis".
2º Investir apenas por palpites de terceiros. Investir apenas por palpites de terceiros pode ser uma boa quando a fonte é confiável, mas o problema é quando se investe apenas pelo palpite, sem uma análise crítica das ações que será investido. A maior parte das "carteiras sugeridas" que se divulgam aos quatro ventos hoje em dia, salvo algumas exceções, não dão retorno quase que nenhum. Isto porque existe um interesse enorme em quem divulga as tais carteiras. Cuidado ao aceitar um conselho e "colocar" seu dinheiro em qualquer bolso.
3º Pense 2 vezes antes de agir e evite "achísmo". Este é um dos principais erros que um bom investidor pode cometer. Bolsa de valores oscila demais e o investidor é atacado psicologicamente sempre ao ver seu dinheiro investido subindo e descendo o tempo todo. Por isso é importantíssimo pensar duas vezes antes de fazer qualquer ordem, seja venda ou compra, analise sempre, quanto mais preciosismo na bolsa, melhor. Evite achismo, às vezes você fará uma ótima análise, mas poderá demorar um pouco para que dê o retorno esperado, não desista de uma ação somente pelo resultado de um ou dois dias, principalmente se não tiver motivo fundamentado para o resultado inesperado. O principal problema com o "achismo" é executar ordens de compra ou venda equivocadas e, além de perder com o equivoco, ter que pagar a corretagem e as demais custas com o erro.
O problema principal e em comum em qualquer um dos casos citados acima é o mais grave para o bom investidor: toda ordem executada custará ao bolso do investidor. Isto significa dizer que todo investimento se inicia negativo devido a corretagem que se paga na compra e na venda. É um dom reconhecermos nossos erros. Mas é uma desgraça para o investidor não ter firmeza em seus atos. Se você investiu em ações no mercado financeira, tenha consciência de que você só terá lucros se pagar as custas com corretagem da compra e da venda. Tenha firmeza e acredite em suas convições ao selecionar determinada empresa para se investir.
0 comentários:
Postar um comentário