Pesquisa Rápida

A Crise Econômica do Brasil no Início de 2011 - Como Explicar?

A Crise Econômica do Brasil no Início de 2011 - Como Explicar?
Todos os investidores estão de orelha em pé nesse início de 2011. O que está acontecendo com a economia brasileira? Estamos entrando em outra crise? Ou será que nunca saímos da crise de 2008?


No dia 02 de fevereiro, foi divulgado pelo IBGE o resultado da Produção Industrial de dezembro/2010 e o resultado foi horrível. Na verdade este indicador estava oscilando desde abril/2010 e começou a despencar desde novembro/2010. Isto está refletindo principalmente agora no início de 2011, pois outros indicadores semelhantes sugeriam uma melhora. O que aconteceu na verdade é que, o resultado não só continua ruim, como piorou bastante. A produção industrial somente no mês de dezembro/2010 recuou 0,68% em relação a novembro/2010.


Indicadores Industriais, segundo IBGE
O que contrariou muito o mercado foi que, no dia 01/fevereiro, o PMI(Project Management Institute) do setor Industrial brasileiro havia apresentado um avanço ficando acima da linha de 50 indicando realmente uma melhora. Em janeiro o PMI atingiu 53,1, mas o que mais contrariou o mercado foi que o PMI de dezembro havia aumentado para 52,4 frente os 49,9 de novembro.

Mastigando os fatos

Não se sabe ao certo o que causou esse "freio". Mas tudo indica que nos próximos dias haverá uma forte pressão para uma medida cambial mais rígida, já que nossa moeda atualmente está muito forte. A disputa com os importados explicaria em parte esse movimento de "frenagem".

Algo preocupante está realmente se estabelecendo na economia brasileira, com a indústria que até então estava se recuperando da crise de 2008, mas agora, não só está "puxando o freio de mão", como também voltou a retroceder. Pelo menos o varejo continua avançado, desde a crise em ritmo forte, mas isto também não é o bastante, visto que é necessário que o varejo e a indústria ande de mãos dadas. 

Para tentar corrigir a atual situação econômica, é possível que em breve o governo adote medidas alternativas na Política Monetária, entre estas, o aumento do compulsório ao invés de alta nos juros.


Veja os dados acima no site do IBGE, cliquando aqui.

4 comentários:

Sandrex disse...

Caiu apenas -0.70% em relação a novembro. E em janeiro vem "pior" por ter mais férias coletivas.

disse...

Boa lembrança Sandrex.. Boa parte da indústria aproveita as festas de fim de ano para as férias coletivas.. Existem grandes chances do cenário regredir ainda mais.. O governo deveria entrar em cena para tentar ajudar a indústria.. Aumentar o compulsório, modificar a política monetária... Mas desse novo governo, sinceramente não espero nada..

Anônimo disse...

o Que esta acontecendo e que o governo gerou um crecimento de empregos de baixa qualidade "Aquele que o sujeito so ganha para sobreviver", assim apoiando a informalidade que e ruim em excesso para economia do pais, juntando tudo isso com a facilidade de financiamento de carros e outros bens duraveis em ate 72 meses que causa o individamento do cidadao que trabalha nesses empregos de baixa qualidade afinal quem tem um financimento em 6 anos ou 5 como e mais comum nao vai poder comprar mais nada durante esse periodo isso esta gerando um grande trafego de veiculos nos grandes centros e grande aumento real no valor de seguros e alguns impostos como e o caso das motocicletas, ou seja e algo parecido com a bolha imobiliaria que aconteceu nos Usa, porem se olharmos bem veremos que desde 1997 o brasil esta quebrado e ano apos ano vemos a economia diminuir ainda mais, um exemplo disso pode ser olhado pelo fato que nao se compra mais nada avista tudo e financiado carros, imoveis, e alguns bens de consumo afinal duvido que voce tenha dinhero sobrando para por exe. comprar um carro avista ou aproveitar alguma boa oportunidade de negocio que envolva dinheiro em especies, tambem voce nao quer ser como o tiririca que ganha 250 mil entre salario e ajudas por mes, em media o cidadao brasileiro ganha de 512 a 1200 por mes pagando uma parcela de 600 em media naquele carro popular de 60x sobrando o resto do saldo para gastos com a familia

Parabens Brasil

disse...

Apenas para complementar a idéia do nosso amigo, em 04 de fevereiro de 2011, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou o quanto deveria ser o atual salário mínimo para que o cidadão brasileiro tivesse uma vida digna(não estão previstos os luxos, apenas o essencial). O valor calculado é de R$2.194,76, 4,06 vezes o atual piso nacional em vigor no país. Em breve irei escrever um tópico sobre o assunto.

Postar um comentário