Pesquisa Rápida

Como Escolher a Empresa Ideal

Como Escolher a Empresa Ideal
Analisar empresas começa com a escolha de um nicho de mercado. Warren Buffet dizia que o ideal é que você conheça um determinado setor e se especialize neste, a partir daí você seleciona suas empresas. Isto não quer dizer que você vá ficar apenas naquele setor, mas para iniciar os investimentos é necessário muita convicção quanto às escolhas iniciais a serem tomadas. Investimentos rentáveis no mercado financeiro costumam durar meses, por isso antes de iniciar o investimento, investigue bem o setor, a empresa escolhida e as perspectivas futuras para o investimento. Defina até onde você quer chegar.. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar é um bom lugar.

O nicho de mercado

A principal palavra que se deve ter em mente ao escolher empresas ou nicho de mercado é crescimentoAo escolher o nicho de mercado, lembre-se que deve ser um nicho em crescimento para que o seu investimento esteja sempre em ascenção. Por exemplo, empresas que trabalham com produtos cíclicos(vestuário, alimentação, etc.) é uma boa opção. Outro exemplo empresas aéreas deverão faturar bastante com a copa do mundo e com as olimpíadas.

A empresa a ser escolhida

Para a escolha da empresa, os critérios de análise deverão ser utilizados com muito rigor. Como dizia Warren Buffet, invista em empresas que você possa viajar por 10 anos e quando voltar, você ainda vai estar tranqüilo, pois ela ainda vai estar a todo vapor. Talvez 10 anos seja um exagero da parte de Buffet, mas com certeza essa idéia de segurança deve estar presente nesta escolha da empresa a ser investida. Como ter segurança? Faça escolhas criteriosas entre várias empresas, pesquise bem as empresas, antes de investir em alguma delas.


Passos para escolha da empresa

Primeiro passo para a escolha da empresa é pesquisar na internet, em canais de notícias, etc. o nome da empresa e buscar notícias ruins sobre a empresa. Se encontrar elogios ou pessoas falando bem, tenha crítica suficiente para saber se não é uma propaganda camuflada da própria empresa.

Segundo passo consiste em buscar os dados financeiros da empresa no site da bovespa. É muito simples coletar dados de diversas empresas e estes dados sempre são auditados. A Bovespa disponibiliza balanços patrimoniais(para entender os balanços patrimoniais, leia o tópico Entendendo o Balanço Patrimonial de forma Simples).


Navegando no site da Bovespa


Para encontrar estes dados, clique em Mercado » Ações, em seguida no menu da esquerda, clique em Empresas e depois Empresas listadas. Procure a sua empresa nos índices que listam pela letra inicial do nome da empresa. Ao encontrar a empresa click em Relatórios Financeiros, nesta aba terá as demonstrações de ITR(demonstrações trimestrais) e IAN(demonstrações anuais), e no final da página, a principal demonstração que chama-se Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP). Clique no link que segue abaixo. Na tela que abrir, procure por demonstração do resultado do exercício(quarto botão da esquerda pra direita). Em seguida, na segunda coluna se apresentará o nome de cada conta contábil, nas colunas das direitas o valor desta conta nos últimos 3 anos. Não precisa se assustar com tantos números e nomes, esses dados serão discutidos aos poucos, sem pressa. 

    0 comentários:

    Postar um comentário