Pesquisa Rápida

Orçamento Doméstico - Como programar suas Receitas e Fazer dos Investimentos um Hábito

Orçamento Doméstico - Como programar suas Receitas e Fazer dos Investimentos um Hábito
Uma das melhores técnicas para se disciplinar nas finanças pessoais e alcançar bons resultados com sua vida financeira é separar em partes a sua receita mensal. Parte de sua receita para suas despesas, parte para investimentos, parte para seus luxos pessoais, etc.

Recomendo a leitura do tópico "Definindo investimentos pessoais. Definição de Ativos para as Finanças Pessoais" para o entendimento sobre ativos pessoais.

No livro "Os Segredos da Mente Milionária", discute-se sobre a divisão das receitas. Sobre a importância de se manter uma disciplina na divisão do orçamento doméstico e familiar.

Como Dividir o Orçamento Doméstico/Familiar ?

Esse é um tema muito polêmico e muito discutido em diversos lugares. Existe uma grande flexibilidade nas regras e não um valor fixo, pois cada um possui uma vida diferente e com necessidades diferentes. Mas deve existir certos critérios na divisão de seu orçamento doméstico, como reserva para as despesas mensais, reserva para luxos pessoais, para investimentos, e algumas outras. A divisão deve ser feita através de uma alíquota. Por exemplo, 20% de minhas receitas serão para investimentos. Este é o caminho ideal. Abaixo deixamos uma sugestão de divisão de orçamento.

Essa regra é uma mudança de mentalidade, afim de mostrar às pessoas que é possível controlar seu orçamento através de subdivisões e manter isso como uma disciplina, um hábito. No livro "Os Segredos da Mente Milionária", é sugerido uma subdivisão com despesas, investimentos, luxo, etc. Mas fica a critério de cada um, de acordo com cada necessidade.

Um Segredo para Casais que Querem Enriquecer Juntos

Se você é casado ou pensa em casar, tenha em mente que se você juntar suas receitas com as receitas de sua namorada/esposa, vocês crescerão duas vezes mais do que antes. Como fazer isso? É simples, montem uma planilha em Excel das receitas e despesas de vocês e sejam flexíveis, afim de haver uma harmonia nas despesas. Se você é homem, não se esqueça que sua mulher tem que ter os luxos dela, como unha, cabelo, roupa, depilação, etc. Se você é mulher, saiba que seu marido/namorado tem que ter aquele futebol de final de semana, aquele gasto mensal com algum luxo dele(seja livro, assinatura, jogo, etc.). É sempre assim. Sejam flexíveis, mas também não se esqueçam que agora vocês têm um propósito em comum. Futuramente, pense na possibilidade de abrirem uma conta corrente em conjunto. Isso facilita um pouco no controle. Isso é um princípio para que as finanças de vocês cresçam.

Solução muito utilizada para divisão de orçamento

Para o orçamento doméstico total(100%) é subdividido da seguinte forma:

  • 50~60% Despesas domésticas(compras, telefone, etc.) - Se o seu orçamento está muito além de 50% ou 60% de sua receita líquida, estude maneiras de diminuir suas despesas afim de tentar manter essa porcentagem. Salvo exceção para recém-casados ou nascimento de filhos.
  • 15~20% Investimentos - Crie o hábito de investir mensalmente. Esse é o segredo do sucesso.
  • 05~10% Luxo - Crie o hábito de sair. Curtir a vida. É uma necessidade.
  • 05~10% Caridade - Oferte em igrejas, faça Caridade. Se todos seguissem essa regra o mundo seria bem melhor.
  • 05~10% Investimentos pessoais - Compre livros, vá a palestras, etc. Invista em você mesmo.
  • 05~10% Programe suas viagens - Faça uma reserva para programar pelo menos uma viagem anual.
Obs.: Note a variação na maioria dos casos. Isso porque cada um tem suas necessidades. Mas ficam duas ressalvas. A primeira é que você não deixe de sair pelo menos 1 ou 2 vezes no mês. Saia com sua esposa/namorada, vá curtir um lugar legal, isso é muito importante. A segunda é que você não deixe de investir. Investir como hábito é uma necessidade para qualquer investidor.

0 comentários:

Postar um comentário