Pesquisa Rápida

Introdução a análise das demonstrações contábeis

Introdução a análise das demonstrações contábeis
Após encontrarmos as demonstrações financeiras da empresa como foi dito no tópico "Como Escolher a Empresa Ideal", devemos trabalhar esses dados de maneira que possamos avaliar a saúde financeira da empresa.


A princípio devemos fazer pelo menos algumas análises simples, mas muito eficientes, no balanço patrimonial. É recomendado que você leia antes o tópico "Entendendo o Balanço Patrimonial de forma Simples". Recomendamos também a leitura do tópico "Especulação no Mercado de Ações e a História das Tulipas".


O passo a passo para a análise básica
  1. Olhe nas últimas linhas, o lucro ou prejuízo do período. Verifique se nos últimos anos ela teve lucro e o valor desses lucros. Ainda em Demonstração do resultado, clique no link "02- Lucro ou prejuízo por ação" que fica em cima, nesta tela anote o nº de ações que a empresa tinha em cada período e também o lucro por ação.
  2. Clique em balanço patrimonial(terceiro link da esquerda para a direita) e anote o valor total do Ativo Circulante em cada período, agora clique em passivo, veja o valor total do passivo circulante em cada período. Por último, ainda em passivo, veja o valor total do Patrimônio Líquido em cada período.
  3. Anotado os valores, faremos algumas contas simples:
    • Divida o valor do Lucro de cada período pelo valor do Patrimônio Líquido de cada período(isso se chama ROE), multiplique por 100. Assim saberemos se a empresa tem bom potencial para crescimento, não adianta nada uma empresa ter 20 bilhões de patrimônio líquido e ter lucro de 1 bilhão. É pouco se comparado ao patrimônio líquido total. Um bom ROE é acima de 20%.
    • Divida o valor do patrimônio líquido de cada período pelo total de ações de cada período. Este é o preço contábil de cada período. Olhe também o lucro por ação, se é crescente. Boas empresas crescem bastante e com isso aumenta também o preço contábil anualmente. Faça a mesma conta para o último ano e faça uma comparação com o preço de mercado(qual o preço atual que se paga por cada ação) desse último ano(valor patrimonial por ação - VPA). O ideal é que esse valor não passe de 2, mas dê preferência para valores abaixo de 1, porque essas empresas estarão desvalorizadas(tente descobrir o por quê, pode ser porque o mercado esqueceu-se desta empresa, mas também pode ser ações judiciais ou  notícias ruim a respeito dos negócios da empresa, etc.).
    • Divida o valor do ativo circulante(quanto de capital líquido, dinheiro em caixa, dinheiro em banco,etc. a empresa tem) pelo passivo circulante(liquidez corrente). O ideal é que o resultado seja superior a 1,5. O raciocínio desta conta é: esta empresa consegue pagar suas contas e ainda sobra um pouco.
Com estes cálculos é possível fazer boas análises e peneirar bem o mercado em busca de boas empresas. Não é garantido que a empresa terá bons resultados no futuro, simplesmente porque conseguiu bons resultados no passado, aliás falando em bolsa de valores e investimentos variáveis, nada pode ser garantido. Iremos discutir aos poucos sobre cálculos e análises dos dados contábeis das empresas. É de extrema importância analisar esses dados para não cairmos em especulações sem fundamentos.

    0 comentários:

    Postar um comentário