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Empreendedorismo - A Importância da Definição de Missão, Visão e Valores

Muitas vezes ignoramos as definições de Visão, Missão e Valores das empresas, mas talvez isto devesse ser melhor explorado.

Estas definições mostrarão o perfil e as estratégias dos administradores com a empresa, tanto no presente quanto futuramente.

Todo grande empreendimento, produto ou serviço veio primeiramente de uma grande idéia. A pessoa passeava, tomava um sorvete, ou qualquer outra coisa do gênero e de repente, como em um estalar de dedos a idéia do negócio surge em sua mente.

A diferença de um grande negócio de um negócio mediano então, estará em como esta idéia será explorada. A importância do planejamento, das estratégias administrativas, estratégias de marketings, etc. Tudo isto fará a diferenciação do seu negócio com a concorrência. No final, seu cliente se fidelizará a você não só por um bom serviço prestado e um bom atendimento, mas também por se identificar com sua empresa, seja no modo de trabalhar, seja no serviço prestado, no produto adquirido ou na visão e valores da empresa. A diferenciação de sua empresa com o restante do mercado formará uma "personalidade" para que o seu cliente consiga "enxergar" e se identificar com sua empresa no mercado.

Além da identificação com sua empresa, a "mutação" das definições agregadas a missão, visão e valores mostrarão a você, ao longo do tempo, as necessidades do mercado em geral. Será como uma reflexão do seu próprio negócio, mostrando de onde você partiu e para onde está caminhando. 

Missão

Ao se idealizar a empresa, você define direta ou indiretamente também a missão desta empresa. Querendo ou não todo grande empreendedor idealizou também a missão da empresa. Por exemplo o senhor joão que começou a fabricar botinas no mês passado, ele começou seu negócio com a missão de ser o maior fabricante de botinas de sua cidade.

A demanda do mercado fará com que a missão já definida de sua empresa mude com o tempo. Por exemplo uma reformadora de pneus que inicia seu negócio reformando pneus de caminhão, mas com o passar dos dias percebe que a demanda para pneus de automóveis é maior e, através de estudos descobre que sua margem de contribuição também será melhor, com isso passa então a reformar pneus de automóveis. Assim a missão da empresa que antes era: "Ser referência regional em reforma de pneus de carga e semi carga",mudará para "Ser referência regional em reforma de pneus de passeio em sua região". 

A Petrobrás é outro exemplo, a missão dela antes era algo como "ser uma das maiores empresas Petrolíferas do mundo", hoje a missão fala em algo como "ser uma das maiores empresas de energia do mundo". Notou a mudança de "empresa petrolífera" para "empresa energética" ? Isto reflete também no nicho de investidores que agregarão dinheiro à empresa. A Petrobrás identificou a necessidade e adaptou-se com o passar do tempo, mudando também seu perfil, suas características individuais.

Visão

A definição de visão mostrará o quão idealizadores, calculistas e empreendedores serão os administradores da empresa. Toda grande empresa deve ter uma meta para os próximos anos. É como diz o ditado "Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar é um bom lugar". A empresa deve sonhar e sonhar grande, como um dia o empreendedor desta empresa sonhou com ela. Claro que aqui não cabe exageros, senão será um tiro pela culatra, mas a empresa deve sim pensar grande.

Valores

Definir valores também é importantíssimo. Mostrar aos funcionários, investidores, clientes, fornecedores, etc. de que maneira a administração preza por sua empresa e o que ela valoriza. Isto criará carcterísticas individuais à empresa. Empresas que valorizam o funcionário como um ser humano e não como um parafuso de sua grande máquina de fazer dinheiro, são empresas respeitadas. A definição de valores são importantíssimas para o perfil da empresa.

Definindo Visão, Missão e Valores

A definição de visão, missão e valores deve ser feita com calma, refletindo no tipo de negócio e em que tipo de empresa atenderia da melhor forma possível este ramo de atividade. A melhor alternativa para se encaixar às necessidades do mercado seria a revisão destas definições de tempo em tempo.

Não existe uma regra, mas você pode deixar como uma regra anual ou de 2 em 2 anos, de 5 em 5 anos, etc. O importante é que você defina um prazo de tempo para rever o perfil de sua empresa. Rever Visão, missão e valores ao longo dos anos, analisando o mercado em que atua, como você atua neste mercado, como seus clientes esperam que você atue e como sua concorrência está atuando atualmente.

1 comentários:

Anônimo disse...

Explicação breve porém muito boa. Gostei muito.

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