Pesquisa Rápida

Especulação no Mercado de Ações e a História das Tulipas

Especulação no Mercado de Ações e a História das Tulipas
A História das Tulipas

Na Holanda em 1634, a tulipa(flor exótica) tornou-se muita cobiçada. Ela havia acabado de chegar à Europa e era o objeto da moda naquele ano. O plantio das tulipas era em outubro e em junho seus bulbos eram arrancados, com isso os preços ficavam mais atraentes nestes meses e os investidores davam preferência para a compra no inverno para receber numa data futura. Mas antes de receber o produto, eles já começavam a vender, com lucro. Daí um tempo o negócio começou a se intensificar e criaram contratos para controlar a compra e a venda antes das colheitas. Na verdade a verdadeira intenção era comprar e vender papeis e não tulipas. No final da história espécies de tulipas chegaram a valer quatro toneladas de trigo e oito toneladas de centeio, quatro bois gordos, oito porcos, doze ovelhas, ois tonéis de vinho, quatro toneladas de manteiga, 450 quilos de queijo, uma cama, algumas peças de roupa e um copo e prata, cada uma. Cada flor. Em fevereiro de 1637, a bolha estourou e o dinheiro especulativo das tulipas virou pó. Pessoas vendiam casas, terrenos e bens para entrarem no jogo de especulação, mas no fim, contratos não foram honrados, a inadimplência disparou, ocorreu uma série de quebradeiras no mercado e a tulipa entrou para a história como um troféu da especulação.

A especulação no mercado financeiro

Muitos podem não acreditar, mas o que mais existe no mercado financeiro é especulação e quase que como rotina as bolhas estouram. A pior parte da história é que, no mercado financeiro, tudo é porcentagem. Isso pode ser bom, mas também pode ser péssimo. O motivo é que se você perder 10%, tem que recuperar algo em torno de 11,11% para chegar a estaca inicial... Por isso, perder dinheiro no mercado de ações é horrível, principalmente numa bolha, então fuja delas e não participe de especulações. O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffet, nunca investiu em bolhas especulativas. A não ser que você queira jogar com o mercado financeiro, mas eu não creio que seja um bom NEGÓCIO.

O outro lado da moeda


Da mesma forma que existem bolhas, existem também empresas extremamente subvalorizadas. O porque disso é que pessoas preferem seguir outras pessoas e não abrir caminhos novos. É mais fácil acreditar que o jardim do vizinho é mais verde e também que a ação que se falou no jornal ontem é a bola da vez. Seguir a ação da moda no mercado financeiro é o primeiro passo para conseguir o maior prejuízo financeiro que se possa alcançar. Muitas vezes encontramos excelentes empresas no mercado financeiro valendo no mercado bem menos o que se registra na contabilidade. Esses são os verdadeiros tesouros do mercado financeiro, que não raro, rendem 60% ou 70% ao ano. O difícil é saber analisar e encontrar esses tesouros.

    0 comentários:

    Postar um comentário