Pesquisa Rápida

Iniciando no mercado de ações

Iniciando no mercado de ações
A primeira dúvida que surge para um iniciante no assunto, ao pensar em investir no mercado de ações é como começar. Para o investidor que quer investir pela primeira vez, é muito simples, basta ter o dinheiro a ser aplicado, procurar uma corretora de investimentos de confiança e ter muita prudência e consciência antes de comprar qualquer ação. A quantia a ser investida pode ser qualquer valor, desde que consiga pagar a ação e suas custas. Após a leitura deste tópico, sugerimos a leitura do tópico "O grande segredo para se ganhar dinheiro na bolsa de valores".

Escolhendo a corretora ideal

O primeiro passo para começar seus investimentos em mercado de ações é contratar uma corretora de ações. No site da Bovespa (http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/intro-corretoras.aspx?idioma=pt-br) existem dicas para ajudar a escolher a corretora e uma listagem das corretoras inscritas. Dê preferência para corretoras grandes, que tenham nome no mercado e que você tenha contato fácil. Na busca da corretora ideal você deve priorizar segurança e contato fácil com os corretores.


O cadastro na corretora é simples, cada corretora possui suas regras individuais, mas geralmente é necessário documentos pessoais, comprovantes de residência e conta corrente bancária.

Como funciona o processo de compra e venda de ações

O processo de compra e venda de ações é feito através da corretora. Inicialmente, no cadastro do cliente, a corretora criará uma conta BMF para o cliente. É uma conta que servirá para movimentar todos os investimentos do cliente, possui um número de conta como qualquer outra, mas não serve para nenhum fim a não ser guardar e movimentar investimentos do cliente. Todas as vezes que o cliente quiser investir no mercado de ações ele irá fazer uma transferência bancária(DOC ou TED) para esta conta que foi criada por sua corretora, a partir daí ele poderá consultar seu saldo e tirar extratos desta conta. Com o dinheiro depositado nesta conta o cliente poderá comprar ações de qualquer empresa listada na Bovespa e com capital aberto. Ao fazer a ordem de compra(independente se é homebroker ou telefone), a ordem é transmitida da corretora para a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), responsável pelos serviços de guarda centralizada, compensação e liquidação das operações realizadas nos mercados da BM&FBOVESPA e Segmento Bovespa (à vista, derivativos, balcão organizado, renda fixa privada, etc.), a CBLC processa a compra ou venda da ação e envia o retorno à corretora que envia o retorno ao cliente.



A liquidez do mercado de ações

A liquidez do mercado de ações será determinado pelo tipo de ações que se irá investir. É correto afirmar que para se vender, alguém terá que comprar, mas é mesquinho pensar que deixará de investir com medo de não ter alguém para comprar na venda. Na verdade, o tempo gasto para a execução de ordem de venda ou compra de uma ação está geralmente entre alguns minutos e 1 semana. Ações de bluechips ou midcaps, poderão ser vendidas instantaneamente, isso porque o volume é muito alto. Ações como Petrobrás ou Vale do Rio Doce movimentam mais de 700 ou 800 milhões ao mês(média). Empresas menores costumam ter menores volumes, mas ainda assim, ao meu ver, apresentam boa liquidez.

Li uma vez uma comparação muito inteligente: pessoas compram imóveis para revender afim de obter lucro na compra e venda. Já pensou em quantos meses demora para se vender um imóvel? Na maioria esmagadora das ações(excluindo os micos de mercado), a ordem de venda ou compra de uma ação é executada no mesmo dia, dependendo da qualidade da ação, em alguns segundos. A transferência(resgate) do dinheiro para a conta corrente do investidor também é eletrônica e instantânea.


Porque investir em ações?

Não querendo discutir a respeito de finanças pessoais, mas investir deveria ser um hábito do brasileiro. Todo mês, ao fazer as contas do orçamento, deveria ser colocado uma quantia para ser investida.


Investir é como comercializar, você compra mais barato e vende mais caro, se você deposita na poupança, você está emprestando dinheiro ao banco a juros extremamente baixos(tão baixos que em 2010 a inflação superou a caderneta de poupança por vários meses). Investir, neste raciocínio, seria como colocar o dinheiro para trabalhar por você. Mas, assim como em uma empresa, você têm que administrar quem trabalha por você, e com o dinheiro não é diferente.

Bancos são lembrados por muitos como as instituições com maiores receitas no mercado. Já parou pra pensar em qual é o negócio do banco? A atividade de negócio do banco é guardar o dinheiro de seus clientes e emprestar dinheiro para outros clientes, cobrando é claro juros por isso. O ponto chave desta história é que os banco cobram altos juros por isso e justamente por isso existe o mercado de ações.


Empresas encontraram uma alternativa com menos custos de conseguir altos investimentos em dinheiro. Teoricamente a empresa abre capital e "coloca" ações(que seriam pequenas parte desse capital, que dão direito de sócios a quem compra) a disposição de investidores que irão comprar ações a custos menores que os do banco e irão capitalizar a empresa.


Agora surgirá a questão: Mas por que comprar ações de empresas que precisam de empréstimos? Toda empresa precisa de capital para investimentos, e isso não quer dizer necessariamente que a empresa esteja quebrando, pelo contrário, que a empresa está crescendo. Como diz a máxima: dinheiro chama dinheiro. Existem empresas listadas na Bovespa que possuem dinheiro suficiente para pagar 5 ou 6 vezes suas dívidas(é possível verificar isso pelo balanço patrimonial).

A vantagem em investir em ações é que, além de poder receber dividendos(que seria parte nos lucros da empresa), o investidor também têm a opção de revender a ação. Ou seja, aquela ação que se compra hoje a X, crescerá junto com a empresa e amanhã poderá ser vendida a 2X.

Então basicamente a idéia de um INVESTIDOR em ações é ganhar com a compra e venda e com os dividendos, enquanto alguem que POUPA na poupança, está emprestando dinheiro ao banco a juros baixíssimos, o INVESTIDOR em ações busca emprestar dinheiro a empresas à altos juros afim de receber por isso. Notou alguma semelhança de um investidor em ações com os bancos?

    0 comentários:

    Postar um comentário