Pesquisa Rápida

A Necessidade de se Precificar Empresas

A Necessidade de se Precificar Empresas
Precificar empresas talvez seja a habilidade básica e também a mais complexa para qualquer investidor.. Na verdade, é nesse princípio básico que se difere cada investidor. Os que sabem precificar e os que investem apenas por especulação. Aprender a identificar os pontos positivos e negativos da empresa vem muito antes de se definir em que nicho de mercado investir, em que tipo de empresa investir, etc. Para a formação de um bom investidor, são necessários anos de busca e aprendizado sobre o assunto.

Análise Técnica x Análise Fundamentalista

Apesar de muitos citarem análise técnica como um tipo de análise, deixo aqui bem claro que para analisar empresas e precifica-las,  deve-se entender de contabilidade(mesmo que seja um conhecimento básico) e não de gráficos.

Ao analisar as demonstrações contábeis podemos usar diversos indicadores que nos ajudarão a automatizar o estudo da empresa, facilitando a análise (veja em Introdução à analise das demonstrações contábeis). Supondo por exemplo que você vá fazer o seu orçamento doméstico e pretende lançar as despesas e receitas no computador para facilitar.. É muito mais fácil e prático utilizar o Excel e usar diversas fórmulas para facilitar seu trabalho ao invés de digitar toda uma planilha e utilizar a calculadora para calcular os dados digitados. A análise fundamentalista é como uma planilha de excel que visa facilitar a análise das demonstrações das empresas.

No entanto, a análise técnica nos auxilia para visualizar o curto prazo.. Não existe lógica alguma na análise técnica, senão analisar fatos passados tentando prever o futuro. Mas pelo incrível que pareça, funciona. Não é um método que funciona sempre, por isso não é cientificamente comprovado, mas funciona. Quando eu penso a respeito de análise técnica eu lembro de índios(com todo o respeito) dançando a dança da chuva como de costume da sua cultura e pedindo chuva. Quem pode provar que funciona? Não quero entrar no mérito da questão, mas quero deixar bem claro que não há nada que cientificamente deixe comprovado a eficiência da análise técnica, mas, ainda que nem sempre, ela de fato funciona.

Muitos perguntam: "Qual a melhor?". Eu prefiro pensar em como as duas juntas podem ser eficazes.

    0 comentários:

    Postar um comentário