Pesquisa Rápida

Investindo em Ações com Segurança

Investindo em Ações com Segurança
Investimentos em renda variável, como todos sabem, tem o seu risco, afinal é justamente por causa desse risco que a monetização nesse tipo de investimento é maior. Mas, existem algumas técnicas para auxiliar o investidor no momento da escolha da ação, mostrando o grau de risco do investimento.

Antes da leitura deste tópico é recomendado a leitura do tópico "Entendendo o Balanço Patrimonial de forma Simples" para a introdução a leitura do balanço patrimonial e, do tópico "As Falhas Contábeis e Alguns Segredos para se Precificar Empresas" para uma visão mais dinâmica do balanço patrimonial e, do tópico "Introdução a análise das demonstrações contábeis" para introdução à analise fundamentalista. Alguns termos serão usados adiante.

Utilizando a Liquidez Corrente

A liquidez corrente é a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações de curto prazo. Para calculá-lo, deve-se dividir do ativo circulante pelo passivo circulante. Você estará comparando tudo que a empresa tem a receber no curto prazo com o que a empresa tem a pagar no curto prazo. Isso te dará uma noção boa se a empresa possui uma boa saúde financeira. Geralmente um bom índice de Liquidez Corrente é acima de 1,5.

Utilizando a Liquidez Corrente Seca

A diferença da liquidez corrente seca para a liquidez corrente está na separação do estoque no ativo circulante. Eu particularmente acho muito inteligente utilizar a liquidez corrente seca ao invés da liquidez corrente. Isto porque muitas vezes a empresa não tem um bom giro e não adianta nada ter um estoque enorme. Para calcular então a liquidez corrente seca basta diminuir do ativo circulante os estoques e dividi-lo pelo passivo Circulante.


Uma visão sobre o Giro da Empresa

O giro do estoque na empresa é muito importante para mostrar se a empresa tem capacidade para crescer seu faturamento ou se já está sobrecarregado. Por exemplo, empresas atacadistas, supermercados, etc. terão um grande giro de mercadorias e uma baixa margem de contribuição delas. Em contrapartida, uma revendedora de colheitadeiras terá um giro menor com uma margem de contribuição maior. É interessante fazer a comparação do giro da empresa com outros empresas do mesmo setor. Existem algumas equações interessantes para se estudar:




Giro do Ativo



Vendas Líquidas
Ativo

Demonstrará em quantas vezes o ativo girou como resultado das vendas ou quanto a empresa vendeu para cada R$ 1,00 de investimento total.  De maneira geral, quanto maior o número desse indicador, melhor.

Margem Líquida

Lucro Líquido   x 100
Vendas Líquidas

É uma aproximação da Margem de Contruibuição da empresa. Margem de Contruibuição revela o quanto uma empresa ganhou em cada produto(como se fosse o lucro da empresa) vendido. Para se calcular a margem de contruibuição a empresa deve ter feito, obrigatoriamente, um bom estudo do custeio.

Rentabilidade do Ativo

Lucro Líquido   x 100
Ativo

A rentabilidade é interessante para medir a lucratividade da empresa. O único problema é que o cálculo inclui receitas não operacionais. Mas não deixa de ser interessante.

Rentabilidade do Patrimônio Líquido

Lucro Líquido  x 100
Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido, como dito em outros tópicos, representa o capital próprio da empresa(e de seus sócios). Quando se fala em rentabilidade do patrimônio líquido, está falando em quanto que a empresa conseguiu obter de lucro, para cada R$1,00 de cada sócio. É uma medida muito interessante principalmente para os sócios, por ser a maneira mais fácil de mensurar se o investimento em determinada empresa está tendo retorno satisfatório.

Proteção 100% Garantida?

Não existem regras que irão proteger seu capital 100% garantido, em se tratando de investimentos variáveis. A economia em si, é como um cérebro com um emaranhado de nervos conectados. Um conflito do outro lado do mundo reflete aqui. Warren Buffet dizia que ao investir, você deve esquecer o índice principal de cotações(no nosso caso o Ibovespa) e olhar apenas para a empresa investida. Isso é um tanto radical, mas na maior parte do tempo é o certo a se fazer mesmo. Muitos movimentos dos índices refletem apenas especulações sem fundamentos para sua empresa. Pense nisso.

0 comentários:

Postar um comentário