Pesquisa Rápida

Entendendo o Balanço Patrimonial de forma Simples para se Investir em Ações

Quem um dia sonhou em passar dias olhando para tabelas com números e um título "Balanço Patrimonial da Empresa ...." ? Não é fácil, mesmo para contadores. Mas a dificuldade maior(você verá mais adiante) não está em entender um balanço patrimonial, mas sim ter a paciência necessária para ler "as entrelinhas" de um balanço.. É ali que estão os segredos..

Investir em empresas, sem conhecer e entender suas demonstrações contábeis, é como dar um tiro no escuro.. Você pode dar a sorte de acertar um ou outro investimento. Mas, não é nada seguro. No tópico "Como Escolher a Empresa Ideal", nós citamos as principais precauções que se deve ter ao escolher uma empresa para se investir e no tópico "A Necessidade de se Precificar Empresas" ressaltamos a importância da escolha certa para o bom investidor. 


O Básico do básico

Não é segredo para ninguém que para entender contabilidade é necessário vários e vários cursos. Aqui mesmo no Fácil Investimentos existe (e será criado outros) vários tópicos sobre fundamentos contábeis. O ideal é buscar cada vez mais sobre o assunto. Mas aqui discutiremos o básico para se entender de forma mais simples um Balanço Patrimonial


O primeiro passo para se entender um balanço patrimonial é entender uma regra básica: existe dois "lados" no balanço, o lado esquerdo, que se chama Ativo, neste lado se registrará os bens e direitos da empresa, já o lado direito se chama Passivo, onde se registra as obrigações da empresa. O que estiver no lado dos ativos(esquerdo) do balanço são bens ou direitos da empresa. Ex.: Caixa(dinheiro em caixa), Veículos, etc., ou seja, no lado do ativo(esquerdo) deverá ser registrado o "contas a receber" da empresa. Da mesma forma, o que estiver no lado dos passivos(direito) do balanço são as obrigações, ou seja, o lado direito do balanço patrimonial registrará o "contas a pagar" da empresa.

Complementando este entendimento Se a empresa comprar um veículo financiado, ela deverá registrar em seu balanço patrimonial o valor do veículo na coluna dos Ativos(esquerda), na conta "Veículos"(que ficará dentro da subdivisão Imobilizado) e o mesmo valor do lado das obrigações(lado direito), na conta "Empréstimos"(ou financiamentos).

As Subdivisões do Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial contém algumas subdivisões. O ativo se dividirá em dois grandes blocos, os ativos circulantes e os não circulantes.

  • Ativo Circulante: Onde se registrará os bens ou direitos que terão liquidez muito alta. Para ser classificado como Ativo Circulante, o ativo deverá ter a capacidade de se "converter" em dinheiro em um prazo menor que 6 meses. Ex.: Caixa, Banco Conta Movimento, Clientes(contas a receber com prazo menor que 6 meses), etc.
  • Ativo Não Circulante: Onde se registrará todos os bens ou direitos que terão menor liquidez
    (ativos com capacidade de "conversão" maior do que 6 meses). O Ativo Não Circulante se subdividirá em outras subdivisões como Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

O Passivo se dividirá em três grandes blocos que serão: Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.

  • Passivo Circulante: Onde se registrará as obrigações(contas a pagar) com prazo menor que 6 meses.
  • Passivo Não Circulante: Onde se registrará as obrigações(contas a pagar) com prazo maior que 6 meses.
  • Patrimônio Líquido: Onde se registrará o capital dos sócios.
Com as explicações acima não fica tão difícil entender o balanço(da empresa Eucatex) abaixo:


Sugestão...

No tópico Introdução a Análise das Demonstrações Contábeis, nós abordamos alguns conceitos básicos para analisar a saúde financeira da empresa. Quem não leu, vale a pena ler.

2 comentários:

Anônimo disse...

O CONTEUDO FOI DE GRANDE IMPORTANCIA, MUITO OBRIGADA!

Anônimo disse...

Muito bom! Explorem melhor o tema de contabilidade na área de administração também. Obrigada!

Postar um comentário