Pesquisa Rápida

Ativos Contábeis - Definição Fácil e Entendimento Aprofundado

O Ativo na contabilidade é definido como qualquer bem ou direito da empresa. Parece ser simples a definição de ativo, mas ao se aprofundar no assunto, você verá que é necessário alguns conceitos adicionais para ser um analista completo.

Warren Buffet ao analisar os ativos de uma empresa, costumava dizer em poucos minutos à seu sócio Charlie Munger, se a empresa estava com um preço muito acima ou muito abaixo de seu real valor. É como se já existisse um filtro para Buffet que dizia preliminarmente se a empresa valia ou não o preço que estavam pedindo.

Analisar um ativo vai muito além da definição de bens e direitos. Para suas finanças pessoais, existe uma definição particular de ativos. Para a contabilidade, a visão em um balanço patrimonial exige outra ótica de ativo. Mas, de uma maneira geral, o entendimento de ativo tem que ser mais aprofundado do que a maioria costuma definir. 

Aprofundando no entendimento de Ativos Contábeis

O entendimento de Ativos Contábeis é fácil e com certeza te agregará muito. Trata-se de uma ótica mais contábil, mais profissional. Para se definir um Ativo Contábil, além do entendimento de bens e direitos, o ativo deve obrigatoriamente contemplar estas duas características:


  1. Um Ativo se formará a partir de um Fato Gerador. Parece uma premissa básica e que nem precisaria ser citada, mas é necessário que se entenda isso. A necessidade de um Fato Gerador exige que ativos do(s) sócio(s) não se misturem com ativos da Empresa. Ganhos ou receitas com ativos de sócios não serão ganhos ou receitas da empresa. Com isso, voltamos ao Princípio Contábil da Entidade que diz que o capital do(s)  sócio(s) não deve se misturar com o capital da entidade. Além disso, o Fato Gerador exige que a empresa tenha algum sacrifício para se obter um ativo. Um desembolso de capital, um aprimoramento tecnológico, etc. Este sacrifício deve-se também ao Método das Partidas Dobradas na contabilidade que diz que: "Todo lançamento contábil, obrigatoriamente, tem seu débito e seu crédito". Para entender melhor, ao registrar uma aquisição de um veículo sua empresa lançará o veículo na conta do ativo, mas em contrapartida também deverá lançar o "sacrifício" que foi necessário para este veículo, ou seja, deverá lançar também o desembolso na conta bancária, ou o endividamento na conta "Empréstimos" do passivo. Concluindo: Não existe ativo sem um Fato Gerador.
  2. A necessidade de se incorporar ao Ativo a característica de Benefício Futuro Provável. Para o FASB(Financial Accounting Standards Board), incorporar um benefício futuro provável é característica essencial dos ativos. Ausente tal característica, não se pode reconhecer a existência do ativo em termos contábeis. Para Sprouse e Moonitz - 1962, ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada. Nesse   raciocínio, Hendriksen & Van Breda (1999:285), analisando a necessidade de existência de direito específico a benefícios futuros, ressaltam que "o direito deve produzir um benefício positivo; os direitos com benefícios nulos ou negativos em potencial não são ativos". Resumindo: Um ativo deve, obrigatoriamente, possuir a caractéristica de Benefício Futuro Esperado, Provável. Ativo que não Gera ou torna possível a geração de Fluxo de Caixa Futuro, receita futura, não é um ativo.
Definindo Ativo de forma mais Completa, porém Resumida

Os ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada. Que se destaque: O Ativo trás Benefícios Futuros e Possui potencial para gerar receitas.


Uma leitura recomendada para aprofundar o entendimento é sobre os erros/falhas na contabilidade. Sintam-se a vontade para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário