Pesquisa Rápida

Os segredos de Fibonacci - Analisando gráficos para ganhar dinheiro na bolsa de valores

Os segredos de Fibonacci - Analisando gráficos para ganhar dinheiro na bolsa de valores
É possível analisar gráficos dos preços das ações e verificar o melhor momento de compra e venda destas ações. Saiba quando comprar ou vender com os indicadores de Fibonacci.


Após estudarmos o básico sobre o fantástico matemático Leonardo Fibonacci no tópico: As coincidências de Fibonacci, discutiremos agora os números de ouro e como aplicar corretamente os números de Fibonacci nos gráficos de ações listadas na bolsa de valores.

Número de Ouro

Existe a mais de 2000 anos, um fascínio pelo número de ouro.  Artistas antigos utilizaram na arte e arquitetura a razão de ouro, pois viram que as obras de arte que utilizavam esta eram mais  "agradáveis à vista". A razão de ouro começou por ser definida em termos geométricos.

Estudos posteriores, analisaram a sequência dos números de Fibonacci(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233) e notaram que se utilizarem a sequência de ouro nos números, usando a fórmula F2/F1=1; F3/F2=2; F4/F3=1,5; F5/F4=1,6(6); F6/F5=1,6, e dos resultados fossem aplicados porcentagem, teriam os resultados: 38.2%, 50%, 61,8%, 76,4%.

Softwares Gráficos

Para utilizar o Fibonacci nos gráficos orienta-se utilizar um software que ofereça esta ferramenta já pronta na análise gráfica. Existem pessoas que traçam retas nos níveis indicados acima, mas as chances de erro são enormes. Softwares geralmente já trazem esta ferramenta e os níveis de Fibonacci já são gerados da maneira correta.

Existem diversos softwares grátis no mercado, aqui deixarei como recomendação o grafix. Ele possui diversas funções, o único problema é que ele não visualiza o pregão em tempo real, mas sim após seu encerramento. Para um software grátis, na minha opinião, é excelente. Baixe aqui o software: download.


A Parte Interessante


Utilizando os níveis de Fibonacci podemos criar as retas de Fibonacci, conforme os níveis descritos acima. As retas devem ser posicionadas sobre os suportes e resistências. Abaixo está um bom exemplo de como posicionar suas retas:



No gráfico acima, repare que foi traçado os níveis de Fibonacci a partir do suporte mais baixo até a resistência mais alta. Repare a enorme "coincidência" que acontece acima: os candles tentam romper as retas o tempo todo e quando rompem sobem até bater na próxima, e ali ficam tentando até chegar a próxima e assim vai. Mas, não se esqueça que a ação não sobe pra sempre.


O grande segredo dos níveis de Fibonacci nos gráficos


Para um bom martelo, necessita-se de um bom ferreiro. Não adianta nada sair traçando os níveis de Fibonacci em qualquer lugar e esperar mágica. A maneira correta de se usar os níveis de Fibonacci nos gráficos é primeiramente identificar as retas de suporte e resistência desse gráfico. Dê preferência para os suportes e resistências mais fortes do gráfico, identifique e trace nestes pontos os níveis de Fibonacci. Faça o teste e tire suas próprias conclusões.

    0 comentários:

    Postar um comentário