Pesquisa Rápida

ANALISANDO O CRESCIMENTO FINANCEIRO DE EMPRESAS, APRENDA A UTILIZAR ROI, ROE E ROA

analise demonstracoes contabeis roi roe roa crescimento financeiro
Investir em empresas em crescimento é um dos grandes segredos da bolsa de valores. O preço da cotação da empresa irá acompanhar o seu crescimento financeiro, incluindo medidas administrativas e notícias que podem favorecer ou prejudicar este crescimento financeiro.

Investimentos em bolsa de valores é um bom negócio pois, além dos lucros com dividendos e juros sobre capital próprio, o investidor tem seus maiores ganhos na diferença do preço de venda com o preço de compra, justamente pelo aumento na cotação da empresa, em casos de crescimento financeiro. Daí a necessidade de procurar sempre investir em empresas em crescimento. Mas, você sabe analisar se determinada empresa está, de fato, em crescimento?

ROI - RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS

ROI, do inglês Return on Investiment, é um dos indicadores mais utilizados para se mensurar a qualidade de um investimento. O ROI relaciona o ganho obtido com o investimento, com o montante total investido nele(o raciocínio é o mesmo do múltiplo P/L). Para calcular o ROI, a equação é:


ROI  =  Resultado Líquido  
                 Investimento

PROBLEMAS E LIMITAÇÕES DO ROI

Muitos estudiosos renomados como Hoji (2004, p. 297), afirmam que o ROI possui problemas de mensuração devido a problemáticas subjetivas com amortização, depreciação, etc. Justamente por isso, Hoji deixa a sugestão de nunca se utilizar o ROI separadamente, mas sempre com outros indicadores, tais como padrões e orçamentos.

RETORNO SOBRE ATIVO - ROA

Outro indicador extremamente importante é o ROA que busca demonstrar o desempenho da empresa de uma forma geral. Ele representa o potencial de geração de lucros da empresa, ou seja, ele mensura o quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação aos investimentos totais. A fórmula do ROA:


ROA =  Lucro Líquido  x 100
               Ativo Total   

O resultado da equação será uma porcentagem, abaixo de 8% o resultado revela uma rentabilidade baixa, entre 8% e 14%, uma rentabilidade normal, entre 14% e 20%, uma rentabilidade boa, acima de 20% uma rentabilidade excelente. Mas, se você quer um retorno excelente em um investimento, procure uma empresa com uma rentabilidade excelente também.

RETORNO SOBRE PATRIMÔNIO LÍQUIDO - ROE

O principal indicador de rentabilidade utilizado por analistas. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido mede a taxa de retorno para os acionistas, ou seja, o indicador mostrará ao investidor quanto a empresa deu de retorno em relação ao que captou de seus acionistas. Quanto maior o retorno, mais atrativa é a ação. A fórmula do ROE:

ROE =      Lucro Líquido    x 100
              Patrimônio Líquido

Assim como no ROA, o resultado da equação será uma porcentagem, abaixo de 8% o resultado revela uma rentabilidade baixa, entre 8% e 14%, uma rentabilidade normal, entre 14% e 20%, uma rentabilidade boa, acima de 20% uma rentabilidade excelente. Mas, se você quer um retorno excelente em um investimento, procure uma empresa com uma rentabilidade excelente também.

Busque sempre empresas em crescimento. Em geral, estas empresas reinvestem parte do lucro e continuaram a crescer. Seus dividendos serão menores, mas o retorno do crescimento é mais satisfatórios do que os dividendos. Empresas maduras(como Souza Cruz por exemplo), tendem a crescer menos e distribuir mais dividendos. No entanto, a valorização da cotação será menor e seu investimento dependerá mais dos dividendos e juros sobre capital próprio do que da diferença do preço de compra e venda da ação.

0 comentários:

Postar um comentário