Pesquisa Rápida

Como Obter Lucro COMPRANDO Ações e Como lucrar nos Momentos de Crise

Como Obter Lucro COMPRANDO Ações e Como lucrar nos Momentos de Crise
Um dos segredos no comércio é obter lucro na compra. Mercado de ações nada mais é que um comércio de papéis. A filosofia de se obter lucro na compra também se encaixa ao mercado de ações.

Pense rápido.. O que é Lucro? É um pouco óbvio, mas assim será mais fácil de entrar na linha de raciocínio.. Lucro é a diferença do custo com o preço de venda. Simples assim. Mas como obter lucro comprando a um preço alto demais? Pode até ser que você consiga vender seu produto a um preço de venda incrivelmente alto, mas dificilmente seu lucro será também incrivelmente alto. Isso porque você teve um esforço enorme para vender com o preço nas alturas, mas o lucro, que deveria ser sua recompensa,  ficou pequeno se comparado ao esforço, justamente por causa do preço de compra.

No tópico "A Visão de Tempo de Investimento do Bom Investidor" foi falado um pouco sobre o problema que quase todo investidor iniciante tem, que é comprar na alta(quando os preços sobem) e vender na baixa(quando os preços caem).. Já pensou como ficaria seu lucro numa situação dessa?

A lógica dos preços no Mercado

Tenha em mente uma coisa: A Bolsa NUNCA subirá em linha reta. Por mais otimista que esteja o dia, a semana, o mês, o ano, etc. Nunca subirá em linha reta. Olhe os gráficos, eles te contaram como foi o passado da bolsa. Note que não existem linhas retas. Existem repiques, por melhor que seja a alta, existem repiques. Se você entrar nessa de vender sempre que cair, seus dias como investidor estarão contados.

Embora exista mecanismos para vender em períodos de queda como o STOP LOSS, ainda assim, pense bem antes de posicionar seu STOP.

Então na Bolsa, mais do que em qualquer outro tipo de comércio, preste bastante atenção no preço de compra. Esta ação realmente vale isso que o mercado está me oferecendo? Vou conseguir um bom lucro com essa ação, mesmo comprando neste preço? O valor da ação é inferior ao seu preço?

Obtendo Lucro nos Momentos de Crise

Warren Buffet uma vez disse "o melhor momento para se vender uma ação é NUNCA". Embora eu acredite que ele tenha exagerado um pouco, seu pensamento não está tão errado assim. Momentos de crise são os melhores para ir as compras. Você não irá pegar filas e terá as melhores liquidações que o Sr. Mercado pode te oferecer. Mas atenção, nem sempre a crise é passageira. Crises como a de 2008 levam anos para se acabar. Não que isso vá contra a comprar em momentos de crise, mas é preciso ter estômago e pulso para ver seu investimento caindo e se manter firme nele.

Mas para quem tem convicção e pulso forte, é uma boa fazer compras mensais em períodos de crise. Isso porque seu preço médio irá cair com a ação e, se você fez uma boa análise antes de investir, muitas vezes a tal crise nada tem a ver com sua empresa. É apenas um momento da economia e muitas vezes, nem influenciará sua empresa. Justamente por isso, por ser uma queda especulativa, sem fundamentos ligados a sua empresa, você estaria fazendo uma ótima escolha ao continuar comprando ações mensalmente.

Como Operar Vendido

Para momentos de crise existe a opção de operar vendido em aluguéis de ação. Isso funciona assim:

 "Alguém possui uma ação, mas não irá vende-la neste exato momento. A posse da ação é dessa pessoa que vamos chamar de Manga Larga(nome do cavalo do pica-pau ;]). No entanto, o Sr. Madruguinha(nome do cachorro de estimação do Quico em um dos episódios de Chaves), muito entendido de mercado e economia, nota que aquela ação em que o Sr. Manga Larga está investindo irá cair nos próximos dias devido a alguma notícia extraordinária que ele ouviu. Então o Sr Madruguinha aluga(literalmente) a ação do Sr. Manga Larga e vende ela naquele exato momento. Atendendo aos prazos estipulados no aluguel o Sr. Madruguinha compra as ações novamente e as "devolvem" ao Sr. Manga Larga."

Na verdade isso é o que acontece na teoria(para se entender de onde saem as ações e pra onde vão em caso de aluguéis de ações. Mas na prática, para operar vendido, você deve ligar para sua corretora, confirmar se eles fazem esse tipo de operação, caso positivo, você vai informar qual a ação e a quantidade que irá alugar. Claro que o caso acima foi apenas uma metáfora e você não irá conhecer o real possuidor das ações, mas existe um prazo determinado para que você compre as ações novamente e devolva estas ações. Este prazo deverá ser consultado com a corretora no momento da compra.

Resumindo, operar vendido significa vender ações que você não possui em custódia, mas que você alugou, e ao vender, você espera que a ação caia para que mais tarde, ao comprar novas ações desta empresa e devolve-las, você possa ter auferido lucro na queda dos preços.

0 comentários:

Postar um comentário