Pesquisa Rápida

Análise Gráfica do Ibovespa, Petrobrás e Vale para o curto e longo prazo

Não dá pra investir somente por análises gráficas, até porque, análise gráfica é como "dança da chuva".. Não tem provas científicas que funcione, mas é bom analisar sempre, porque mostra como que, através de dados estatísticos, os preços de determinada ação se comportará.. Assim dá pra ver se o mercado tem "apostado" ou não nesta ação e deduzir se continuará ou não a investir nesta ação.

Analisando o IBovespa


Utilizando o Fibonacci para analisar o IBovespa, no longo prazo(veja que o período do gráfico vem desde março/2010, sendo assim, leve em consideração uma análise a longo prazo), entende-se que estamos ainda em um canal de baixa que se formou desde março/2011. No entanto, 2010 todo foi uma perfeita lateralização gráfica.. Isso quer dizer que estamos numa indecisão sobre os investimentos desde 2010.. Mais precisamente, desde que a Grécia começou com seus problemas e foi agravando para o restante do mundo.. Previsão para longo prazo: Mais quedas. Para o curto prazo: Tentativa de recuperação, mas tem ali uma linha de suporte forte que irá se "chocar" com os preços em breve, com isso teremos uma "bela" queda nas próximas semanas. Note que no gráfico não adicionei médias móveis, justamente para respeitarmos apenas os suportes.


Analisando a Petrobrás


Primeiramente vamos entender o porque de analisar a Petrobrás(e adiante, a VALE). A Petrobrás e a Vale são os grandes "motores" do IBovespa. Se der uma puta notícia para a Petrobrás e as ações subirem de uma vez, é bem provável que ela "puxe" o IBovespa. Na análise acima vemos a Petro em queda até junho do ano passado.. Daí de junho pra frente lateralizou e voltou a entrar em queda até junho deste ano. Daí voltou a lateralizar e a partir de agosto deste ano despencou totalmente. No curto prazou, aconteceu a tentativa de recuperação, mas o movimento ainda é baixista, deixando, para o longo prazo a tendência baixista mesmo. Para o curto prazo, apesar da "indecisão" que se forma no gráfico, entende-se que o movimento poderá lateralizar nas próximas semanas, mas a tendência mesmo é baixista. O ideal seria adicionar duas médias móveis ao gráfico para confirmar a tendência, mas já temos retas demais ali, por causa dos dois fibonaccis e não quis deixar o gráfico tão confuso. Está fácil de entender da maneira em que foi feito acima e as médias somente iriam confirmar as tendências, por isso retirei. Se você quiser confirmar a tendência inclua no gráfico pelo menos 3 médias móveis, um com período de 9 dias(definindo tendência do curto prazo), um para período de 21 dias(médio prazo) e outra para 40 dias(longo prazo).

Analisando a Vale do Rio Doce Graficamente


O gráfico da Vale também é muito importante por refletir diretamente no Ibovespa, mas você verá que, analisar o gráfico da Vale e o da Petrobrás é praticamente a mesma coisa.. No curto prazo houve uma tentativa de recuperação daquela queda avassaladora do começo de agosto.. Mas a tendência no longo prazo também continua na tendência baixista e na lateralização.

Conclusão

A menos que aconteça um fato muito positivo para a economia mundial nos próximos dias, semanas ou meses, a tendência será de estagnação, ou, em caso de notícia ruim(o que é mais provável), da continuação da queda dos preços. Não dá pra dizer com toda certeza sobre uma previsão disso, até porque tem muitas variáveis, mas, se considerarmos que a potência capitalista das últimas décadas está no olho do furacão da atual crise e, além disso, com um governo totalmente despreparado para enfrentá-la, entende-se que as possibilidades de continuarmos nesse movimento baixista pelos próximos meses e, talvez até a metade do próximo ano, quem sabe, são grandes.

0 comentários:

Postar um comentário