Pesquisa Rápida

Bancos Internacionais se Reúnem para Discutir Ajuda à Grécia

Mais um capítulo da novela "Grécia e a Crise Global". Claro que, no andar da carruagem, é uma ótima notícia para a economia mundial. Não somente por se tratar de um país na zona do Euro, mas principalmente por dar uma certa segurança às seguradoras que compraram a dívida dos banqueiros europeus. Segue abaixo matéria retirada do site da Folha. Link para matéria aqui.

Bancos internacionais se reúnem para discutir ajuda à Grécia



Bancos internacionais estão reunidos, nesta terça-feira, em Paris para discutir a proposta francesa e alemã de participação privada no segundo resgate financeiro à Grécia. A informação foi passada à agência Reuters por fontes ligadas às negociações.

A reunião é supervisionada pelo IIF (Instituto Internacional de Finanças), que representa 400 das maiores instituições financeiras do mundo.

Na sexta-feira (1), o IIF disse que os bancos internacionais irão apoiar a ajuda financeira à Grécia e estão considerando um pequeno número de mecanismos sobre como ajudar. E acrescentou que os bancos estão tentando bater o martelo sobre os detalhes destas opções de ajuda.

Os bancos franceses, que são os principais detentores estrangeiros de dívida grega, propuseram a adesão voluntária ao socorro, com a rolagem dos títulos próximo do vencimento.

REAÇÕES

Políticos e banqueiros expressaram na semana passada confiança de que o plano com participação privada será bem sucedido.

Mas a agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor´s) declarou na segunda-feira que irá rebaixar para "D", que representa calote da dívida, a nota de risco soberano da Grécia se o plano de adesão voluntária privada for colocado em prática. Para a agência, as instituições estão sofrendo "pressão" para participar.

Pelo plano francês, os detentores de títulos gregos iriam reinvestir 70% dos títulos que irão vencer até 2014, em novos papéis com até 30 anos de vencimento.

0 comentários:

Postar um comentário