Pesquisa Rápida

E a crise Econômica continua aterrorizando os Investidores

crise financeira
Já está parecendo que falar de crise atualmente é "amassar barro". Mas, vale reforçar para os ainda desavisados: O Brasil e o resto do mundo enfrenta mais uma crise.

Mas aonde começou essa crise?

Na verdade a pergunta certa é "a crise de 2008 acabou, realmente"? Existem grandes dúvidas e discussões sobre isso. Acredito que a crise de 2008 foi superada, mas deixou grandes agraves nas economias mundiais.

O principal agrave chama-se Grécia. Em março do ano passado(2010), a Grécia declarou para o mundo todo que estava passando por uma crise financeira sem igual. Era declarado, praticamente, uma bancarrota. Com isso, o mundo todo ficou em alerta novamente, o movimento positivista que vinha de 2009 até então foi  parado e, de repente, todos puxam o freio de mão.

A preocupação deve-se a um país participante da zona do Euro. País fortemente envolvido na economia européia e, caso entrasse num movimento desses, prejudicaria não só o euro, mas toda a economia mundial. Além da Grécia, Portugal mostrou-se vulnerável economicamente. 

Desde então, se observarem os gráficos(que nos dirão, ao pé da letra, como se comportaram os preços das cotações) na Bovespa, irão notar que a bolsa praticamente ficou em movimento lateral. Houve uma grande depressão entre maio e junho de 2010, onde a bolsa chegou a incríveis 57.634 pontos. Após este período a bolsa voltou a se recuperar, mas apenas lateralizando.

Neste ano de 2011, a Bovespa voltou a iniciar movimento baixista, e definitivamente declarando crise a partir de abril. A causa disso? Novamente a Grécia. Fizemos um tópico aqui no site discutindo sobre a preocupação que se tem hoje com a Grécia e um possível "calote" nos bancos europeus. Segue link para o tópico.

A partir de Abril a economia brasileira entrou novamente em um período de alerta e a tendência é que continue em queda livre. Não só por se tratar de um país emergente, mas principalmente por se tratar de um país onde não se tem como "cultural" a prática de investir dinheiro. Em momentos de "alerta mundial", como o de agora, investidores internacionais abandonam seus investimentos aqui. Com a saída dos investidores internacionais a bolsa se enfraquece drasticamente e agrava o movimento de queda. Com isso, a saída de investidores nacionais, principalmente o pequeno investidor, em momentos de crise é certa.

Qual a previsão para o fim da Crise? Como reagir a Crise?

Alertamos aos investidores independentes que estejam alertas aos noticiários e estejam certos de que o movimento tende a se continuar por mais um tempo. Pelo menos, até testar novamente o suporte constituído anteriormente, na casa dos 57.600 pontos aproximadamente. Isso é certo, não por se tratar unicamente de uma observação gráfica, mas porque os investimentos em bolsa de valores são avaliados gráfica e fundamentalmente. De forma fundamental, não tem nada que sustenta uma retomada(pelo menos até o momento) da bolsa brasileira. Todos os indicadores tendem a um movimento baixista. Aliás, notícias recentes, induzem o investidor a acreditar que está formando uma nova crise na zona do euro, agora na Itália, segue link para notícia: Crise na Itália. A não ser que nos próximos dias saia uma notícia positivista bombástica, a tendência é a situação continuar se agravando. Então, olhando por gráficos, na melhor das hipóteses, sendo otimista, pode ser que a bolsa "toque" no suporte e tente um movimento de repique. Nem que seja para continuar lateralizando, mas tente frear esse movimento de queda..

0 comentários:

Postar um comentário