Pesquisa Rápida

Crise brasileira, ou Crise Mundial? Qual a previsão para a bolsa de valores mundial?

Inflação bagunçando o mercado, crises financeiras na Europa. Grécia, Portugal pedindo socorro. Afinal, ao pé da letra mesmo, como que vai ficar a bolsa brasileira no meio desse tumulto econômico na economia mundial?

A pergunta não é tão simples de responder. Existem muitas vertentes e no máximo vamos tentar olhar aqui por um ponto de vista sobre o atual cenário. Na verdade, muitos temem por uma nova crise mundial, mas poucos se perguntam se a antiga crise mundial(aquela que atingiu as economias em 2008) de fato foi superada.

O Problema chamado Grécia

A Grécia vem pedindo socorro às economias mundias a mais de um ano. Por se tratar de um país na zona do Euro, vários bancos europeus financiaram a Grécia e ainda estudam modos de continuarem a financiar. Claro que existe um juros altíssimo por trás disso tudo, afinal quanto mais alto o risco, mais alto os juros. 

Houve uma reflexão sobre o assunto no jornal Bom Dia Brasil, por Miriam Leitão, na data de hoje(22/06/2011). Por sinal, uma reflexão muito inteligente. A questão é que, já existem rumores sobre a grande possibilidade da Grécia dar o calote nos bancos europeus, devido principalmente às altas taxas de juros. Pensando nisso, os bancos europeus que financiaram a Grécia incluiram o "seguro de risco" que todo banco faz.

Este seguro é simples de entender. Da mesma forma que existem os títulos públicos do governo (na renda fixa) para se investir, existem investimentos em empresas privadas. Títulos do tipo debêntures por exemplo. Investidores compram essas dívidas (capitalizando a empresa), cobrando juros por tal. No caso de bancos, funciona quase da mesma forma, o que muda é que quem faz o seguro de dívidas tão altas são seguradoras. No caso dos bancos europeus, ninguém sabe ao certo quem está financiando estas dívidas, mas, segundo Miriam Leitão, as suspeitas são de que estas dívidas estão sendo seguradas por seguradoras norte americanas. 

Voltamos ao Início do Ciclo

Então voltamos ao início do ciclo. Se de fato acontecer o que está se consolidando, e a Grécia der o calote nos bancos europeus, a crise vai disparar mais uma vertente, que será um prejuízo enorme nas seguradoras norte americanas. Com isso, os EUA que estavam se recuperando da tal crise volta a ter uma outra preocupação.

Assim se configuraria um quadro na economia mundial, onde a zona do euro em crise por concretizar o calote da Grécia e os EUA, que não está assim tão sólido na economia, também sofrendo com o tal calote.

Isso afetaria o Brasil?

Basta olhar os gráficos e ver o que aconteceu com a bolsa brasileira em 2008. E talvez, numa situação um pouco mais otimista, basta olhar no período de março, abril, maio, etc. do ano passado. Foi só ligar uma luz de alerta na Grécia que a Bovespa entrou num movimento baixista.

0 comentários:

Postar um comentário