Pesquisa Rápida

Introdução à Análise Técnica e Gráfica

Introdução à Análise Técnica e Gráfica
Análise técnica, ou análise gráfica(mesma coisa) é a técnica de observar o resultado passado das cotações das ações, afim de tentar prever o futuro destas. É como se, antes da partida de futebol iniciar, você olhasse o restrospecto de cada time e cada jogador. 


Aumenta as chances de deduzir o resultado final, mas assim como no futebol, o resultado final não é garantido apenas olhando para trás.

O princípio de se olhar os preços passados é certo porque os preços descontam tudo, portanto se a empresa está tendo algum resultado ruim ou alguma notícia, seja administrativa ou financeira, não muito boa, as ações irão cair, e a mesma coisa acontece se for o contrário. 


Por isso é valido, como uma atitude complementar de análise, olhar para os preços dos pregões anteriores. Em contrapartida é errado quando se olha, apenas os preços, sem se tentar "traduzi-los".. Cuidado com especulações, pois não é raro ver empresas com preços nas alturas sem nenhum dado no balanço que justifique.

Algumas definições

As análises gráficas são feitas observando período de tempo do gráfico(diário, semanal, etc) e observando o tipo de gráfico(candlestick, gráfico de linhas, barras, etc.).

Ao observar o  período de tempo no gráfico, é possível impor a primeira análise: tendências.


Tendências


Uma tendência é uma trajetória. Ex.: Tendência de alta, tendência de baixa, etc. Pode-se montar até três tendências no gráfico, que seriam, longo, médio e curto prazo. Ao fazer o estudo de média dos preços(médias móveis, exponenciais, etc.), as linhas que se formarem no mapa pelas médias deverão confirmar a tendência estudada daquele período. Além das médias, o volume(quantidade de negóciações por pregão) deverá também confirmar a tendência. O volume sempre aumentará quando houver aumento ou redução no preço da ação. A tendência continuará válida até que aconteça uma inversão de tendência.


Candlesticks


Os gráficos do tipo candlesticks(do inglês castiçal) foram batizados com este nome, pois se parecem com um castiçal que segura uma vela, veja abaixo:


Tipo de Candlestick usado nas análises gráficas

Apesar de existir gráficos de barras, de linhas, etc. os gráficos mais utilizados são os do tipo candlestick, isto porque esse tipo de gráfico te "conta" em uma olhada rápida qual foi o preço de abertura, o preço mínimo, o preço máximo e em que preço fechou o pregão do dia.


Embora isto seja configurável em qualquer software, geralmente deixam padronizado as cores do corpo do candlestick para indicar alta ou baixa, em caso de pregão positivo(preço fechamento maior que o preço de abertura), o candlestick geralmente tende a ser branco ou azul, em caso de pregão negativo, preto ou vermelho.

    0 comentários:

    Postar um comentário