Pesquisa Rápida

Analisando Candlestick

Analisando Candlestick
Os gráficos em candlesticks escondem alguns mistérios. A maioria dos grafistas não fazem analises de candles. Isto porque seria quase impossível decifrar uma inversão de tendência ou qualquer movimento mais importante nas tendências gráficas olhando apenas para um outro candle. No entanto, talvez por curiosidade, talvez porque conhecer nunca é demais, é interessante notar os principais candles que vez ou outra "coincidem" com os principais movimentos gráficos da bolsa de valores.

Indicadores de inversão de tendências

Alguns candles no gráfico, irão deduzir uma inversão de tendência. O ideal é que se acompanhe pelo menos dois candles seguintes para confirmar a inversão. Mas, apesar de não indicar a inversão sozinho, este candle pode ser o mais útil do gráfico, é ele que trará o "alerta de oportunidade" ao investidor. Segue abaixo os principais candles de inversão de tendência:


MARTELO


Estrela cadente, tumba, libélula


Estes são os principais. Existem vários outros possíveis indicadores de inversão de tendência, mas com certeza estes são os principais.

Indicadores de força de compra ou venda

Tão importante quanto saber o momento de inversão de tendência é decifrar candles que indicam potência para a tendência atual. Estes candles indicarão uma grande força de compra ou venda no dia analisado. Os principais são:




Os Marubozu indicam força na alta ou na queda da ação.


Seria mesmo coincidência?


Olhe abaixo um exemplo:




Gráfico analisado no guiainvest

É uma estranha coincidência, mas os dois martelos estão indicando uma inversão de tendência no curtíssimo prazo? É realmente estranho, mas mais estranho ainda é o marubozu indicando uma força para iniciar uma tendência no curto prazo. Para mim, é curioso e interessante. Como mencionei em tópicos anteriores: "é como a dança da chuva, ninguém explica". Tente entender também o que aconteceu no dia.. Por exemplo, no marubozu de alta: o pregão do dia iniciou e a ação disparou e daí saiu todos comprando até fechar o pregão no preço máximo do dia. Eu generalizei, mas li rapidamente um candle e agora fez um pouco de sentido o porque ali, justo naquele dia, iniciou  uma reação para a tendência de baixa que vinha nos últimos dias. Essa análise foi uma análise básica, apenas de candlesticks. Até mesmo grafistas, em sua maioria, não dão muita atenção para candles. Funciona? Sim, as vezes funciona, e o pior é que olhando para o passado quase sempre se acha essas "coincidências". O desafio aqui é tentar prever o futuro.

    0 comentários:

    Postar um comentário