Pesquisa Rápida

Definição de GAP. É bom ou ruim?

Definição de GAP. É bom ou ruim?
GAPs são períodos nos gráficos em que os candles saltam de uma faixa de preço para outra. É como se você estivesse negociando uma ação em uma faixa de preço próxima a 10,00 e no dia seguinte (talvez por causa de alguma notícia positiva para a empresa), a ação passasse a negociar na faixa dos 13,00.

O preço de compra ou venda atual de qualquer empresa já foi descontado/acrescentado todos os últimos resultados, todas as últimas notícias e toda a expectativa de lucro ou prejuízo futuro. Sendo assim, se uma ação vale 5, é porque o mercado acha que a atual situação financeira da empresa é aquele preço e ponto final. Muitas vezes este preço é irreal, especulativo, etc. Mas, é assim que funciona. Se "chegar" notícias novas e positivas, os preços subiram porque se criará uma boa expectativa de lucros para a empresa e vice-versa. A lógica por trás de um GAP é que a lei da oferta e demanda atua na precificação da empresa. Vamos ver isso na prática...

Surpresa! Um novo GAP no gráfico! É bom ou Ruim?

Sr. Florentino, um homem de negócios investe constantemente. Imagine que seu ultimo investimento ia bem. Tudo ocorria bem. Daí um belo dia, Sr. Florentino dorme com o preço de sua ação a 5,00 e no dia seguinte, após o almoço, ele tira um tempo para ver seus investimentos e vê que o preço de sua ação está sendo negociada a 3,50. Ele se assusta, mas tenta manter a calma.. Pode ter sido só um desdobramento das ações.. Ou talvez uma distribuição alta de dividendos.. Quem sabe?


Na verdade, o que aconteceu nesse caso não foi nem a primeira, nem a segunda hipótese. O que aconteceu foi que o preço da ação caiu mesmo para 3,50 e caiu de uma vez.. Foi um salto da faixa de preço dos 5 para a casa dos 3,50.. Um prejuízo de 30% num único dia.. O que ele faz? O primeiro passo é descobrir o que aconteceu..
GAPs são exatamente os "saltos" dos preços, seja na alta ou na queda. A explicação lógica para um GAP é que o mercado pode pagar muito mais ou muito menos do que antes. Supondo então no caso do Sr. Florentino o que aconteceu foi que ocorreu alguma divulgação de notícia ou resultado da empresa que foi extremamente ruim para a empresa.. Por exemplo quando a Ecodiesel(ECOD3) perdeu sua licença ambiental para exploração de mamonas.. 

Quando essa notícia "caiu" no mercado as ações da Ecodiesel despencaram porque não tinham mais compradores... Então é como diz a lei da oferta e demanda, se não há demanda a oferta tem que ser mais baixa.. Note os "X" em azul na imagem ao lado.. Cada um desses "X" são representados por um GAP. A ação fecha o pregão do dia em um valor e inicia o outro pregão no dia seguinte com um salto nos preços, seja positivo ou negativo. 

Claro que no caso do Sr. Florentino e no caso da Ecodiesel foram casos péssimo. Mas os GAPS também podem ser bons para o investidor. Basta uma notícia boa o suficiente para que "chame" muitos compradores. Dessa forma os acionistas que possuem as ações só irão vender a ação a um preço bem superior que o atual preço, gerando um GAP(ou salto nos preços) nos gráficos.

Como se antecipar ao GAP

GAPs são vinculados a notícias de mercado ou resultados divulgados. Para se antecipar aos GAPs você deve ter informação privilegiada de forma que você fique sabendo antes do mercado que determinado fato, bom ou ruim, afetará de forma brusca os preços da empresa. Se você possuir esta informação você irá alferir grandes lucros, seja na alta ou na queda. Em caso de queda, você pode alferir lucros com a venda a descoberta(aluguel de ações). É sempre bom possuir informações previlegiadas, mas cuidado com a fonte dessa informação, nem sempre serão confiáveis.

Fora essa possibilidade de informações previlegiadas, existem os grafistas que acreditam que os volumes das negociação dirão quando uma nova notícia bombástica estiver para "explodir".

Se você tiver alguma experiência com algum GAP, seja positiva ou negativa, sinta-se livre para comentar abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário