Pesquisa Rápida

Empreendedorismo - Primeiros Passos e Pensamentos para o Empreendedor

Ser empreendedor é uma característica que está implantado na personalidade do indivíduo. A maioria dos empreendedores nasceram com isso no sangue, mas, também é algo que você pode tornar-se gradualmente.

Existem muitas faculdades, cursos, etc. que podem te auxiliar no processo, mas o empreendimento (principalmente no começo) exige tanto do empreendedor que, se ele não tiver conhecimento(claro), mas, principalmente força de vontade e persistência, o negócio fechará nos primeiros dois anos.

Outro fator determinante para um novo empreendimento é o fator financeiro. Estudos do SEBRAE trouxeram um resultado extremamente benéfico para novos empreendedores: SE VOCÊ NÃO TIVER DINHEIRO PARA SE SUSTENTAR(SEM RETIRAR DINHEIRO DO NEGÓCIO) POR PELO MENOS DOIS ANOS, NÃO COMECE O NEGÓCIO. É um pouco pesada a afirmação, mas o estudo está completamente certo e coerente. Na verdade, pode ser que o seu negócio desponte nos primeiros 3 ou 6 meses e quem sabe daí já começar a retirar uma graninha boa com ele, mas você TEM que estar preparado para sobreviver sem este novo negócio por pelo menos dois anos, caso contrário você correrá um grande risco de fechar as portas do seu novo empreendimento logo no começo.

O Começo Sempre é o Mais Díficil!

Como tudo na vida, o começo é sempre a parte mais díficil. Adaptar-se ao novo ramo de atividade, manter-se financeiramente, etc. São inúmeros desafios. Aposto que você faz compras sempre no mesmo mercado, certo? O que te levaria para ir a um novo mercado que abriu as portas faz alguns dias? Talvez a curiosidade, certo. Mas, se você for lá e não encontrar o que precisa(o que não é difícil de acontecer, já que o negócio é recente), você voltará lá ou continuará no mesmo mercado de sempre? É mais ou menos assim que acontece. Você tem que "cevar" (como um pescador em uma pescaria) sua clientela, isso demorará anos.

Outra curiosidade. Você fez alguma faculdade? Notou que você só entendeu do que realmente se trata aquela faculdade quando já estava quase terminando? Se você não fez ainda uma faculdade, pense no mercado de trabalho, seu primeiro emprego, você foi se aventurar em determinada área, você consegue se lembrar da visão do negócio que você tinha antes de entrar e depois que saiu do seu primeiro emprego? Na verdade, quero chegar na seguinte afirmação: Querendo ou não, você levará anos para se aprofundar no negócio, para entender, de fato, a dinâmica do seu negócio. Você pode(e deve) fazer um plano de negócio para sua empresa e, geralmente isso levará pelo menos um ano(se você quiser estudar o negócio de verdade).. Mesmo assim, você conhecerá apenas a ponta do iceberg, acredite.

Primeiros Passos

Antes de se montar o novo negócio, esteja certo que você está mantido financeiramente por algum outro negócio.. No livro "Os Segredos da Mente Milionária", o autor dá uma sugestão aos leitores. Monte um negócio novo paralelamente ao seu atual emprego(caso for empregado), isso te dará sustento suficiente para se manter no início.


O primeiro passo para se montar um negócio novo é definir o tipo de negócio em que você quer entrar. É comércio, indústria ou prestação de serviços? O segundo passo é você definir o nome da empresa(opte por nomes curtos, pelo menos o nome fantasia, são mais fáceis de se assimilar), defina também uma imagem, uma logotipo, talvez você já tenha mentalizado um slogan, defina sua missão(é como um objetivo condutor do empreendimento), uma visão futura para os primeiros 5 anos(para você ter um norte). O terceiro passo é definir quais serão seus produtos(ou serviços).. Com quantos produtos(ou serviços) deseja trabalhar? Dê nome e descrição a eles. Tudo mentalizado? Ok, agora vamos começar a materializar isso..
O próximo passo é montar um Plano de Negócio.. É um assunto extremamente complexo, montar orçamentos, etc. Por isso, não vou desenvolver o Plano de Negócio neste tópico. Mas vou adiantar aqui que você deverá estudar profundamente o ramo da atividade.. Procure saber como trabalham seus futuros clientes, como você agregará algo de novo que farão estes clientes se fidelizarem ao seu negócio.. Quais são seus atuais concorrentes(com certeza você terá concorrência, principalmente se seu negócio começar a dar certo), quais são seus custos e despesas, e comece a estudar uma Previsão de Fluxo de Caixa.

A Necessidade de um Fluxo de Caixa

Não sei se você já ouviu falar ou se você já estudou uma IPO de alguma empresa do mercado de ações. IPOs são estudos voltados a mostrar para os investidores um negócio novo que se iniciará ou que abrirá capital para investimentos. O intuito de uma IPO é mostrar para o investidor que o negócio é rentável. Existem IPOs com mais de seiscentas páginas.. Tudo isso para no final chegar a uma Previsão de Fluxo de Caixa.. Daí você já começa a entender a importância disso.

O principal instrumento para se medir a saúde financeira de uma empresa chama-se Fluxo de Caixa! "Quais são as três coisas mais importantes para a empresa? CAIXA CAIXA CAIXA!" Essa é uma frase do livro "Empreendedor Minuto" (recomendo). Mais do que DRE, mais do que Balanço Patrimonial, o empresário deve dar uma atenção e dedicar horas de seu tempo focando seu caixa. Estude seu caixa. A gestão de seu caixa te fará ter sucesso ou não.

Você deverá saber se o seu negócio é rentável antes de começá-lo. Isso ao estudar o seu Plano de Negócio, ao colher os dados necessários do negócio, você será capaz de montar uma Previsão de Fluxo de Caixa(como se faz ao montar uma IPO), ao montar essa previsão de fluxo de caixa, você terá a exata noção de quão rentável será seu negócio.

Irei parar por aqui para não estender muito o tópico, mas comentaremos mais sobre o assunto nos próximos tópicos de empreendedorismo. Se desejar fazer alguma crítica ou sugestão, esteja a vontade para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário