Pesquisa Rápida

Conceitos Intermediários de Balanço Patrimonial voltado para Investimentos

Devido à alta  procura pelo tema nos últimos dias, vamos aprofundar um pouco mais nas demonstrações contábeis, entendendo um pouco mais sobre os conceitos intermediários do balanço patrimonial e demonstrações dos resultados das empresas.

Antes de mais nada, recomendo a leitura do tópico básico sobre balanço patrimonial "Entendendo o Balanço Patrimonial de forma Simples". Posteriormente a leitura do tópico que fala sobre as falhas contábeis "As Falhas Contábeis e Alguns Segredos para se Precificar Empresas".


Entendendo sobre Contas Contábeis


Todas as atividades financeiras da empresa deverão ser registradas nas demonstrações contábeis, através de "contas contábeis", que funcionam como um agrupamento, um título, de todas os registros relacionados àquela determinada conta. Por exemplo, na conta contábil "Veículos" deverá ser registrado todos os veículos de posse da empresa. É muito simples o conceito de conta contábil, o que confunde às vezes é qual a conta correta a se utilizar em determinada situação.


Onde Utilizar as Contas Contábeis?


Conforme descrito no tópico básico sobre balanço patrimonial, os ativos são bens ou direitos da empresa, enquanto o passivo são as obrigações da empresa. Para entender onde se deve posicionar uma conta contábil você deve primeiro entender sua finalidade, se é uma conta credora ou devedora. Algumas contas geram um certo conflito como por exemplo: impostos a pagar, ou impostos a recuperar. Na verdade são duas contas completamente diferentes, enquanto impostos a pagar é uma conta devedora, que informa o quanto a empresa tem a pagar de impostos, a conta impostos a recuperar, é uma conta credora, e informa o quanto de impostos a empresa tem em crédito para aproveitar no ato do pagamento(em caso de empresas que possuem regime tributário de débito/crédito). São contas com nomes parecidos, mas finalidades diferentes. Não é necessário decorar conta por conta, basta entender a natureza do lançamento financeiro em sua contabilidade e você saberá onde deverá localizar estas contas contábeis.


Agrupamento de Contas Contábeis


As contas contábeis são agrupadas dentro do balanço patrimonial em alguns grupos, como por exemplo: Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Passivo Circulante, etc. Como funcionam, e o que deverá ser lançado em cada uma das divisões dos grupos:


ATIVO CIRCULANTE No Ativo Circulante deverá ser lançado todas as contas de alta liquidez. Isso quer dizer contas que se converterão facilmente em dinheiro pela empresa. Essa questão de "facilmente" é definida de acordo com o tempo gasto para a conversão em dinheiro, é definido como regra que estas contas devem ter a capacidade de conversão em dinheiro em um prazo menor que a metade de um ciclo contábil das empresas. Como a maioria das empresas possuem ciclo contábil de um ano, o ativo circulante, geralmente, tem seu tempo estabelecido como menor que seis meses(dependendo do ciclo contábil da empresa). Por exemplo, Bancos Conta Movimento, Caixa, Clientes, Estoques, Impostos a Recuperar, etc. Ao lançar estas contas no Balanço Patrimonial, a ordem de lançamento será de acordo com sua liquidez, então por exemplo, Caixa tem uma maior liquidez do que Clientes ou Estoques, portanto Caixa deverá ser registrado no balanço acima de Clientes.


Não existem outros grupos que façam sub-divisões ao Ativo Circulante.


ATIVO NÃO CIRCULANTE No Ativo Não Circulante serão lançadas todas as contas de menor liquidez, ou seja, serão lançadas todas as contas que a capacidade de conversão sejam maiores que seis meses(dependendo do ciclo contábil da empresa). No Ativo Circulante, as contas serão lançadas em sub-grupos, e deverão obrigatoriamente ser apresentadas nesta ordem: Ativo Realizável a Longo  Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. Dentro desses sub-grupos não existirão ordem para apresentação das contas


     *ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO ► Neste sub-grupo serão lançadas contas de recebimento da empresa com prazos superiores a seis meses(dependendo do ciclo contábil da empresa).



     * INVESTIMENTOS ► Todos os Investimentos da empresa serão lançados neste sub-grupo. Seja investimentos em dinheiro, seja  investimentos em obras-de-arte, etc. Em caso de terrenos ou outros imobilizados da empresa, deverá ser analisado a FINALIDADE do ativo. Se o terreno for para USO da empresa, deverá ser registrado em IMOBILIZADO, caso for um INVESTIMENTO da empresa, deverá ser registrado em INVESTIMENTOS. Sempre analisar a FINALIDADE da conta.


     * IMOBILIZADO ► Registrar todas as contas que tenham a finalidade de USO da empresa e que façam parte de seu IMOBILIZADO. Por exemplo: Veículos, Imóveis, Terrenos, etc.


     * INTANGÍVEL ► Os Intangíveis são os ativos da empresa incorpóreos, mas que agregam valor a empresa. Apenas para lembrar, Ativos são bens ou direitos da empresa que possuem a capacidade de gerar fluxo de caixa futuro, no caso dos Intangíveis, são bens ou direitos incorpóreos que são de posse da empresa e que possuem a capacidade de gerar fluxo de caixa futuros. Como por exemplo, Marcas e Patentes, Softwares, Direitos de Exploração de Serviços Públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público.


     OBs.: » DIFERIDO ► Anos atrás existia um outro sub-grupo chamado Diferido, mas este sub-grupo entrou em desuso com as mudanças na contabilidade brasileira, a lei 11.941/09 foi a responsável pela mudança. Estas mudanças nos últimos anos na contabilidade brasileira visa padronizar a contabilidade brasileira com a contabilidade internacional.


PASSIVO CIRCULANTE


Os lançamentos nesta conta deverão ter exigibilidade menor que seis meses(ou metade de um ciclo contábil).  Todas as obrigações deverão ser registradas mas, não existe uma ordem para o lançamento das contas no passivo circulante(como existe para o ativo circulante e não circulante). Em análise de balanços define-se passivo como capital de terceiros investido na empresa, ou seja, registra-se o endividamento da empresa no Passivo, sendo o endividamento de prazo inferior a seis meses(meio ciclo contábil, dependendo da empresa), registrado no Passivo Circulante.


PASSIVO NÃO CIRCULANTE


Todas as demais exigibilidades com prazos superiores a seis meses ou, meio ciclo contábil, dependendo da empresa.


PATRIMÔNIO LÍQUIDO


No Patrimônio Líquido, segundo a análise de balanço, estarão registrados contas que registram o capital próprio da empresa(ou de seus sócios). Contas como Capital Social, Reservas, etc. Algumas empresas irão apresentar o Patrimônio Líquido negativo. Entenda o por que no tópico "Por que algumas Empresas possuem P/L ou outros Indicadores Fundamentalistas Negativos?".

0 comentários:

Postar um comentário