![]() |
Esperar sentado talvez não seja uma má idéia |
Todo investidor sempre almejou e sempre almejará saber a hora certa da compra e da venda de suas ações.. Entrar na mínima e sair na máxima... Mas será mesmo possível?
Embora já tenha sido criado o tópico Suportes e Resistências, criei este novo tópico para explicar de uma maneira um pouco mais prática como realmente funciona. Entender sobre suporte e resistência talvez seja o ponto mais importante para um bom analista gráfico.
A análise técnica, assim como a fundamentalista, exige do investidor muita paciência e tranqüilidade. Se o investidor não tiver a tranqüilidade necessária e afobar para vender ou comprar uma ação, talvez todo o seu trade vá por água abaixo.
Na análise técnica, os gráficos tentam nos contar o momento certo da compra e da venda. Acredita-se que para definir momento de "entrada" ou "saída" em uma ação, a análise técnica seja realmente superior a fundamentalista. Isso porque o "humor" do mercado fica mais claro aos olhos do investidor através dos gráficos. É como analisar a tabela de classificação dos times no futebol, se não tiver ali uma tabela, toda estruturada, com os pontos ganhos, as vitórias, saldo de gols, etc. fica muito difícil saber, apenas por números separados, a classificação certa de quais os times que estão entre os primeiros, os últimos, etc. Os gráficos nos auxiliam a estruturar os números e justificar o humor do mercado.
SUPORTES E RESISTÊNCIAS
Os suportes e resistências são encontrados em todos os gráficos na bolsa de valores. São "pontos de força" que "seguram" as cotações em determinados preços no gráfico. Esses "pontos de força" são formados pelos próprios preços passados, olhando o histórico de cotações é possível visualizar momentos em que a ação "bate" em uma "barreira" no gráfico e volta, e daí então ela volta a "bater" até tentar romper este ponto. Observe o gráfico abaixo:

No gráfico acima, foram traçadas duas retas como exemplo de suportes e resistências. Repare que elas não são exatas, ou seja, existem momentos que os preços chegam a romper "de leve" estas retas, mas depois voltam.. É como se fosse um "ponto de magnetismo" que o candle, ali naquela região sofre uma certa "pressão" das retas de suporte e resistência. Não têm exatidão, mas dá pra se notar que existe um ponto de pressão nos preços "naquela região".
MAS O QUE É SUPORTE E O QUE É RESISTÊNCIA?
Suporte seria o ponto do gráfico que dá "suporte" aos preços. Seria o momento em que os candles "batem" na reta querendo cair, mas não passam daquele "ponto" do gráfico. Aquela reta que traça aquele "ponto" do gráfico que dá suporte aos candles passa a se chamar reta de suporte. Da mesma forma, as retas que oferecem resistência aos candles, dificultando a subida dos preços é chamada de resistência.
O "PULO DO GATO"
Note no gráfico do Ibovespa acima que, quando os candles conseguem romper um suporte ou uma resistência, estas retas invertem. Por exemplo, se os candles estão tendo um "suporte" nos preços por uma reta, mas este suporte não é o bastante e o candle consegue romper esta reta, a partir da confirmação do rompimento esta reta se tornará a nova resistência do gráfico. Ou seja, retas de resistências rompidas tornam-se retas de suportes e retas de suportes rompidas, tornam-se resistências.
Então como isso pode nos auxiliar na compra ou venda das ações? É simples, se a ação romper determinada reta de resistência, espere confirmar. Se confirmar(dois ou três candles depois), você compra, porque a partir daquele momento aquela reta de resistência se tornará uma reta de suporte. Se a ação romper uma linha de suporte, espere confirmar, se confirmar é melhor vender porque ela irá procurar outro suporte.. Mas, lembre-se que análise gráfica não é cientificamente comprovado e nem sempre funciona 100%. Tenha paciência e boa sorte.
0 comentários:
Postar um comentário