Pesquisa Rápida

Com a queda da SELIC, o que mudará no seu bolso?

Após a primeira redução da SELIC(taxa básica de juros) para 12% a.a., executada no final de agosto, lo Banco Central sinalizou que deverá continuar reduzindo os juros, pelo menos, até o final de 2011, devido ao cenário externo e da recente revisão para a política fiscal. Haverá mais duas reuniões do colegiado(COPOM) em 2011.

Abaixo segue um cálculo divulgado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), de como afetaria o seu bolso, caso a Selic terminasse 2011 em 11% a.a.


Exemplos de Operações com Alterações após a redução na SELIC

O estudo visou mostrar na prática como a mudança na taxa básica de juros afetaria operações básicas do dia-a-dia, como o financiamento de um veículo, financiamento habitacional, financiamento de algum aparelho doméstico ou mesmo, a simples utilização do cheque especial. Veja abaixo:


Clique para Ampliar

Conclusão

Com a redução dos juros, o bolso do brasileiro também é poupado, no entanto, não foi divulgado no estudo como isso afetaria a inflação e, ao mesmo tempo que a redução é devido ao cenário externo e da recente revisão para a política fiscal, vale ressaltar que é um movimento de risco, visto que uma das principais ferramentas da economia para frear a inflação é o aumento na taxa básica de juros. Sabemos que o bicho papão da economia é a inflação, o que foi explicado neste tópico: Mercado Financeiro e Bovespa - Como entender as variações da Bovespa.

0 comentários:

Postar um comentário