Pesquisa Rápida

Uma Reflexão sobre a Postura do brasileiro frente à crise Econômica

A crise econômica já vem sendo discutida a meses não só aqui no site, mas em vários sites sobre finanças.. Não era segredo para ninguém.. O engraçado é que quando caiu na mídia, pareceu que tava pegando todo mundo de surpresa.

Notícias do tipo "Eike batista perde U$2 bilhões com investimentos em bolsa de valores" assombraram as noites de muitos investidores... Eike ainda respondeu dizendo que não perdeu nada, pois ainda não vendeu nenhuma de suas ações, apostando é claro na retomada do mercado e no lucro futuro de suas companhias.

Ainda tivemos notícias do tipo "Empresas brasileiras desvalorizam R$ 330 bilhões em uma semana" ... É de impressionar a todos, realmente, não tiro a razão, mas não era para pegar ninguém de surpresa né? Agora, uma notícia que provavelmente irá assustar e surpreender a todos é o boato de que a Europa estaria estudando proibir a "venda de ação à descoberta"(quando um investidor aluga ações de outro para operar vendido e lucrar na queda da bolsa). Estão assustados por lá hein? Na ótica do positivista seria algo do tipo: "se você quer lucrar com bolsa que lucre comprando e vendendo, não lucre na queda", mas por outro lado isso espantará ainda mais investidores, já que ninguém quer entrar pra perder e isso é óbvio.

Como o brasileiro tem reagido frente à crise ?

Não sei se digo que é cômico, ou se é triste... Mas o brasileiro tem agido de uma forma medonha, totalmente despreparado. O nível de endividamento do brasileiro tem ultrapassados os últimos recordes históricos.. Temos quebrado recordes atrás de recordes em relação ao nível de endividamento, isso sem contar na questão da inadimplência, que também vem batendo recordes.

O governo, ao invés de se preocupar com tantas questões desnecessárias deveria atuar com campanhas de publicidade, ou mesmo, incentivar programas para ajudar a população a trabalhar suas finanças. Está vergonhoso.

Chego ainda a me questionar, se de fato o brasileiro não vive somente de aparência.. Pense bem, um povo que vive com a corda no pescoço todo mês, que se acontecesse uma chacoalhada(novos aumentos nos índices de inadimplência, desempregos, etc.) na economia do brasil, aconteceria um quebra-quebra generalizado, pois a maioria não está preparada para enfrentar crises, e ainda assim, vive com seus carros novos pra cima e pra baixo, com produtos de ultima geração etc.

Qual a verdadeira prioridade do brasileiro: ter estabilidade financeira ou aparentar ter estabilidade financeira? Sinceramente, estou começando a acreditar que a aparência tem contado mais. Mas, creio que em breve, quando a crise se agravar mais, creio que haverá uma mudança de mentalidade.. Não dá pra continuar nesse ritmo e o governo é um dos principais responsáveis por tudo isso.

0 comentários:

Postar um comentário