Pesquisa Rápida

Iniciando os Investimentos em Ações com uma Estratégia Simples e Vencedora

Nos investimentos em ações não existem mágica. Não é um bicho de sete cabeças e também não é a fórmula mágica para se enriquecer. Que fique bem claro, já no início deste texto que, investimentos em ações são investimentos, não são jogos de apostas.

Existem diversas estratégias para investimentos em bolsa de valores, mas todas elas se baseando em análise gráfica/técnica e análise fundamentalista. Vamos citar aqui uma estratégia simples, mas eficaz, que utiliza análise técnica/gráfica com análise fundamentalista.

O Ponto Chave e o Grande Problema no Início

O grande ponto chave do investimento é a combinação do montante investido com os juros da aplicação, ou seja, você pode ser o melhor investimento do mundo, se você não tiver dinheiro para investir, não conseguirá obter um bom rendimento.

Com isso, surge o grande problema de todo investidor no início de seus investimentos: O montante para aplicação. Aqui começa nossa estratégia para se tornar um investidor de sucesso, de maneira simples. Ao invés de esperar um grande acontecimento(uma venda de um bem, ou coisa parecida) para se ter um montante considerável para investir, comece a investir mensalmente. Ainda que o valor seja baixo( R$400,00 , R$500,00 ), você deve se disciplinar a todo mês depositar uma quantia para aumentar seu capital investido.

Teoria de Alavancamento de seu Investimento

Não sei se o termo alavancar seria o mais correto para se usar, porque alavancar é fazer dinheiro com capital de terceiros.. Um exemplo simples: empresas tomam dinheiro emprestado a juros baixos e conseguem rendimentos altos. Mas, na prática, acabará que você estará alavancando mesmo. Funciona mais ou menos assim:

Primeiramente você deverá focar em pouquíssimas empresas. Acompanhar o universo de uma empresa é extremamente complexo, imagine de várias empresas. Não é errado diversificar, mas seus resultados também serão menores.

Aprenda a analisar uma empresa, peneirando o mercado num todo, até que se encontre uma que te chame a atenção, observando seu balanço, observando seus últimos resultados, assim como fazia graham. Observe também seu nível de endividamento.

Um exemplo de Análise

Um exemplo? Supondo então que, após uma análise fundamentalista e um estudo minucioso sobre as empresas, você resolve investir no Banco do Brasil. Aqui temos uma análise rápida do banco do brasil: GuiaInvest.

Supondo que sua análise do Banco do Brasil foi feita, por ser uma empresa que está com ações a preço de banana(olhando pelo lado fundamentalista) e por ser uma empresa extremamente sólida(se o banco do brasil um dia tiver que fechar é porque estamos em pleno apocalipse rsrsrsrs). Além disso, nos últimos anos, os resultados do Banco do Brasil tem sido fantásticos.

Escolhida a empresa, o próximo passo e começar a acompanhar graficamente esta empresa, utilizando médias móveis exponenciais, retas de suporte e resistências e MACD. Não precisa de mais nada.

Resumindo esta Estratégia

A estratégia é bem simples.. Você selecionou a empresa que deseja investir, conforme o exemplo acima do Banco do Brasil, então agora a estratégia para alavancar é bem simples: O mercado, querendo ou não, terá altos e baixos, o tempo todo.. Sempre oscilando.. Não importa quão boa seja a empresa, sempre terá altos e baixos.. A estratégia é: primeiramente entenda o momento de mercado da empresa.. Estamos num momento favorável? Depois, graficamente, identifique a tendência atual da empresa. Se estiver em um canal de alta, observe o MACD e as médias móveis para identificar o melhor momento de compra.. Lembre-se: Lucra muito, quem compra bem!

Como estamos movimentando pouco dinheiro, a estratégia é: assim que estivermos no topo do MACD ou, a ponto de enfrentar uma forte resistência, venda. Simples assim. Sem segredos. Respeitando de perto o MACD e as linhas que definem a tendência. Cada operação deverá utilizar o tempo necessário para obter um bom lucro, mas sem forçar a barra. Estude sua empresa e obterá resultados do tipo 6, 7% em um mês.

Isso se chama foco! Você está focando uma empresa, que por sinal, você escolheu por ser uma empresa que vem dando certo nos últimos anos(segundo análise fundamentalista) e observando de perto suas notícias. Escolhido a empresa, você está focando seus resultados recentes e "surfando" na onda especulativa do mercado. Concordo em investir assim? Para ser sincero, não. Mas, no começo, enquanto seu capital é curto, pode ser uma boa estratégia, principalmente por não envolver imposto de renda e será ainda melhor, se você aliar esta estratégia à uma corretora que não esteja cobrando corretagem.

0 comentários:

Postar um comentário