Pesquisa Rápida

Qual seu perfil de Investidor? Definindo tipos e prazos de investimentos.

Uma das coisas mais fáceis de se encontrar hoje na internet são teorias ou disciplinas para se dar bem com seus investimentos. Claro que existem as consagradas, que há anos vem dando certo, mas em grande maioria, cada investidor dá ali seu toque e mantém isto como regra.

Para quem está aprendendo isto é muito bom, porque o conhecimento está fácil de ser alcançado.. E claro, tem que ter duas "sacolinhas", uma para as coisas relevantes e outra para os lixos..

Não é questão de quem está certo ou quem está errado, mas sim de se aprender coisas novas, talvez com os erros de outras pessoas. Definir qual a sua estratégia pessoal de investimentos, qual o seu perfil de investidor.

É como funciona os carnavais: existe sempre um carro em baixo, mas a alegoria que fica por cima do carro, mudará de acordo com a escola de samba. No caso das teorias de investimentos, seja fundamentalista, seja de análise técnica, existe sempre uma base teórica por baixo, onde cada investidor contribui com algo que aprendeu em sua experiência de investimentos.

Não vamos entrar no mérito de qualificar essas teorias quanto a certo ou errado, mas vamos refletir sobre elas. Cada investidor desenvolve seu perfil e suas estratégias de investimentos no dia-a-dia da bolsa. Cada dia acrescentará algo ao investidor que ao longo de sua carreira de investimentos formará suas próprias teorias e estratégias. Como foi dito acima, não é questão de certo ou errado, mas todo investidor deve ter sua própria estratégia e seu próprio perfil de investimentos. É como se desenvolvesse aos poucos um pensamento crítico, sobre economia, contabilidade, administração, política, etc. e mesclasse tudo em uma só visão, que aos poucos, somado às experiências do dia-a-dia modelarão seu modo de investimento.

Tipos e Prazos de Investimentos

Day Trade

Day Trade é o "investimento" (curtíssimo prazo) em que se compra a ação e volta a vender no mesmo dia. Utilizado principalmente por grafistas que possam ficar tempo integral por conta da bolsa. Discute-se sobre chamá-lo ou não de investimento, pois afirma-se ser muito mais um negócio, uma prática mercantil de papéis acionários, do que um investimento propriamente dito.  Em geral, é um investimento extremamente arriscado,  não só pelo risco da operação em si, mas principalmente pelas custas que irão "raspar" o lucro gerado na operação. Além das custas padrões com corretagem, o imposto de renda calculado para day traders é mais "salgado". Consulte o tópico que fala especificamente sobre custas e imposto de renda.

Day Trade é uma modalidade de investimentos muito criticada, não só pelo alto risco e pelo alto teor especulativo mas, principalmente, por não agregar em nada à economia, enquanto investimentos de médio e longo prazo incentivam e, literalmente financiam o crescimento das próprias empresas, fortalecendo o mercado interno, economia, nacional, etc. O day trade não tem contribuição nenhuma com esta cadeia. Anão ser, é claro, quando acontece do "day trader entrar no investimento para pagar a conta dos demais que estão saindo". Além disso, o retorno de um day trade dificilmente será alto o suficiente para bancar o risco.

Utilizar o day trade é útil apenas para investidores com alto capital investido, muita experiência na bagagem e tempo suficiente para acompanhar cada suspiro da economia e dos gráficos relacionados às ações investidas.

Swing Trade

Investimentos de curto prazo. Geralmente investidores com este perfil compram ações para realizar seus lucros em um prazo de algumas semanas. Em geral, é uma estratégia muito arriscada(menos arriscada que o day trade), mas com um bom retorno quando bem sucedida. Quem investe utilizando este perfil de investimentos, geralmente busca aproveitar-se dos bons momentos das empresas. É como se este investidor buscasse momentos favoráveis das empresas, através de notícias, resultados, etc.

O principal tipo de análise dos Swing Traders é a análise técnica/gráfica.

É um modo inteligente de se investir, com bons retornos(quando bem executado). Não é necessário grande capital de giro e destaca-se pela capacidade de alavancagem.

Position Trade

É um Swing Trade, mas com prazo um pouco maior. O Position Trade irá variar de algumas semanas à alguns meses. Estratégia em geral, bem ponderada em relação aos riscos e geralmente tem um bom retorno. Você notará que o perfil de investimentos utilizado na Carteira Fácil é o Position Trade e, não quer dizer necessariamente que este seja o melhor perfil a ser utilizado, mas sim que melhor encaixa ao nosso perfil.

Position Trade funciona utilizando um pouco de cada conhecimento. Você deve ter uma boa noção de economia, para entender o momento e se posicionar de acordo com ele, deve entender de análise fundamentalista para montar sua carteira e determinar se são empresas promissoras ou não e, entender também de análise técnica para determinar o momento ideal de compra da ação. O momento de venda é uma mescla do fundamentalismo com a análise técnica.

Longo Prazo ou Buy and Hold

Esta é a técnica defendida pela INI (Instituto Nacional dos Investidores). Comprar, comprar e comprar, sem pensar em vender. Se possível reinvestindo também os dividendos. Esta técnica é famosa principalmente pelo famoso clichê que diz "Investindo a longo prazo na bolsa, você nunca irá perder. A história mostra que nunca um investidor que tenha investido por mais de 4 anos, teve prejuízos investindo na bolsa." É até engraçado ler isto, primeiro porque, é verdade, a bolsa nunca deu prejuízo para investimentos com prazos acima de 4 anos, acho que até menor que isso, 2 anos talvez, mas de qualquer forma, pensa no que foi dito: "A BOLSA nunca deu prejuízos......." .. Entendeu o que acontece neste clichê?  Ele mede o índice IBovespa... Mas muitas vezes sua ação sobe e o Ibovespa cai e do contrário também acontece(e nem sempre sua ação é uma ação Beta). Além disso, imagine se o Ibovespa acompanhasse a alta da gerdau em seu momento de ascensão? Ou, em um cenário mais cruel, imagine se o IBovespa acompanhasse a Aracruz em seu momento de bancarrota. Daí você se pergunta até em que ponto esta verdade é paupável. Verdade é, mas assim como dizia Graham, "deve-se analisar seus investimentos, suas ações, não o índice".

Independente da reflexão acima, investir a longo prazo é sem dúvidas um dos melhores investimentos, Buffet dizia que "A melhor hora para se vender uma ação é nunca!". Claro que é um exagero da parte de Buffet, mas a verdade é que, se você encontrar uma "pepita do mercado"(como um dia foram vale, petrobrás, usiminas, gerdau, etc.) e comprá-la agora, e investir nela durante uns 10 anos, mensalmente um valor que caiba em seu orçamento. É bem provável que daqui os 10 anos você tenha consigo um rendimento muito superior a 500 ou 600%.

O grande potencial dos investimentos são os juros compostos e o exponencial dos juros compostos chama-se tempo. Se você der tempo aos seus juros e ao seu montante, você vai longe. É como se fosse uma equação, Riqueza = Montante Inicial x Juros ^ Tempo (Riqueza é igual ao montante inicial multiplicado pelos juros que irá multiplicar exponencialmente pelo tempo)... Dê tempo e dinheiro, assim, seus juros lhe farão rico.

0 comentários:

Postar um comentário