Pesquisa Rápida

Growth Stocks ou Bluechip Gorducha? Definição e Reflexão sobre Growth Stocks

A bolsa de valores a cada dia atrai mais curiosos que viram bilionários fazerem fortuna através de seus investimentos. O curioso chega, olha meio por cima erguendo o pescoço, dá uma espiada e quando vê alguém correndo com a grana na mão fica doido pra pegar um pouco também.

Na verdade, cada um de nós temos um pouco desse curioso. Mas, às vezes o curioso procurará Growth Stocks(explicarei abaixo).

O problema é quando esse curioso é leigo no assunto e geralmente pagará caro por sua Growth Stock.. Ele esta disposto a entrar de cabeça sem antes entender sobre os investimentos. Ele age como se fosse um jogo e por isso muitas vezes o resultado fará com que ele não queira nunca mais ouvir falar sobre bolsa de valores.

Em outro tópico comentei sobre a diferença entre preço e valor e a importância sobre a definição dos preços.

O que são Growth Stocks?

Benjamin Graham define Growth Stocks como "empresas que aumentaram seus lucros por ação no passado a uma taxa bem acima daquela das ações em geral e das quais se espera um aumento similar no futuro". Na verdade todos querem ter uma Growth Stock na carteira.. Quem não sonha em investir em uma empresa como a Vale, Usiminas, Gerdau, etc.?

Encontrar Growth Stocks no mercado é extremamente difícil, e certa vez li em um livro sobre a biografia de Buffet que dizia que, de seus vários investimentos, alguns poucos(uns oito aproximadamente), foram realmente geniais.. Não que os outros não tenham sido bons investimentos, mas pense na frase: Buffet foi realmente genial em alguns poucos(uns oito aproximadamente) investimentos. Enriquecer, principalmente no começo, quando o capital investido é curto, depende diretamente de investimentos geniais.. Encontrar as verdadeiras pepitas do mercado, desfrutar de sua decolagem e, principalmente, saber a hora certa de realizar o lucro.

O problema das Growth Stocks..

Eu diria que o problema não estão nas Growth Stocks, mas sim nos inúmeros "apostadores" que se dizem investidores, mas querem entrar na bolsa, sem saber um mínimo sobre as empresas e esperam fazer fortuna com empresas "da moda". Acreditam que porque todos estão correndo para aquela direção, é porque ali está o sucesso.. Nem sempre é assim que funciona.. Na verdade quando uma ação começa a aparecer nos jornais, noticiários, etc. é porque já está passando a hora de vende-la. Em outro tópico, discute-se sobre o único mandamento discutido por Buffet: Evite Perdas! Muito interessante essa visão e fica a sugestão da leitura.

No caso das Growth Stocks, o problema maior é que, por ter sido uma baita empresa no passado, cria-se uma tendência no mercado em acreditar que esta empresa magnífica continuará assim por anos e anos.. Muitas vezes esta afirmação não está 100% errada.. O erro está em todos comprarem ações desta empresa apenas considerando isto, sem considerar outros fatores, como o preço que está sendo pago por esta ação. Muitas vezes a especulação é tão grande que o mercado esquece do real valor da ação e fica cego..

Em situações como essa, o risco do investimento é enorme... Se lembrarmos bem, a definição para risco é o potencial de perda que determinada ação tem. Sendo assim, investimentos em ações como a citada acima são extremamente arriscados. São como Elefantes gordos tentando se equilibrar em uma bola e, qualquer deslize a ação despenca, daí sobe denovo aos poucos, simplesmente pelo nome que a empresa carrega... Daí outro deslize e lá vai mais uma deslizamento de lucros.. Este é o grande problema das Growth Stocks.. Muitas vezes quando se descobre uma, ela já está uma Bluechip Gorducha.. O sonho de todo investidor é encontrar uma antes que os holofotes do mercado a enxerguem.

0 comentários:

Postar um comentário