Pesquisa Rápida

Inflação, Alta dos juros. O bicho papão da economia está a espreita

Inflação, Alta dos juros. O bicho papão da economia está a espreita
A inflação, cada dia mais, está rodeando as economias emergentes. Quem não notou as altas nos preços dos alimentos em geral? Poderíamos aqui dar foco aos legumes, frutas, etc. Mas, não podemos esquecer que o excesso de chuvas tem atrapalhado a agricultura de modo geral..

Em resumo, a principal causa da inflação é o desencontro da demanda com a oferta. No caso das frutas e legumes, com o excesso das chuvas, a oferta abaixou muito e a demanda continua a mesma, o desencontro desencadeou a alta desses preços. 

Mas não é só o setor alimentício  que está inflacionado, poucos lembram, mas no ano passado, a inflação ultrapassou os rendimentos da poupança quase que o ano todo.

Estamos no controle da Inflação?

Esta pergunta não assusta ninguém porque todos sabem que estamos no controle. Mas, assim como um touro nervoso, a inflação a todo momento sai um pouco dos "eixos". Essa preocupação atual sobre a inflação não é só do Brasil, é de praticamente todo país emergente. O governo, através do ministério da fazenda, prometeu um forte reajuste fiscal afim de auxiliar o Banco Central do Brasil a fazer o ajuste recessivo necessário para reduzir esta lacuna entre a oferta e a demanda. Mas, governo é governo, e todos sabem que muitos discursos ficam só no gógó mesmo.. O reajuste do salário mínimo de 2011, foi abaixo da inflação.. Ainda discute-se os próximos reajustes, porque, apesar de ser interesse de todos um reajuste satisfatório, dar um breajuste para uma economia inflacionada é uma situação muito perigosa

Mastigando os fatos - A parte Ruim da História

O Banco Central subiu a taxa de juros básicos - SELIC - no dia 19/01/2011 para 11,25% ao ano. Isso é ruim para o investidor? É péssimo!

O mercado torna-se agora mais especulativo com uma tendência maior para o curto prazo. Isso porque parte dos investidores saem da renda variável e optam por renda fixa. A saída de investidores causa menor demanda e maior oferta. Os preços acionários caem. Além disso, a inflação(que deveria ser controlada com a alta dos juros) se torna outro oponente ao mercado. O investidor investe com um olho na ação e outro na inflação.

De maneira geral, a alta dos juros frea a economia. Isso porque atrapalha os consumidores em geral(varejo, atacadista, etc.), principalmente os que dependem de financiamentos. A alta dos juros atrapalha o desenvolvimento, aumenta a desigualdade social, os ricos ficam mais ricos, os pobres, mais pobres.

Mas como segurar a inflação sem a ajuda do Ministério da Fazenda e do governo em um todo, se não, aumentando o compulsório e a taxa de juros? É uma pergunta pro nosso, muito competente, governo eleito.

Não sabemos ainda se este será um bom ano para os investidores, mas sabemos que o primeiro semestre está um tanto conturbado e com uma tensão fora do normal. As espectativas não são das melhores.

0 comentários:

Postar um comentário