Pesquisa Rápida

As coincidências de Fibonacci

As coincidências de Fibonacci

Assim como a terceira lei de Newton na física, Fibonacci acreditava que para tudo existe uma reação. Após uma impulsão em um salto existe uma correção parcial. O que Fibonacci fez de diferente é estudar essa correção. Foram criados números e uma sequência, a Seqüência de Fibonacci, que pode ser encontrada em diversos fenômenos da natureza e foi utilizada por Ralph Nelson Elliott para sua teoria das ondas. Teoria esta utilizada até hoje na análise gráfica do mercado de ações.

A coincidência na Natureza

Na natureza existe uma estranha "coincidência" para estas seqüências de Fibonacci. Observe abaixo:





Existem diversas coicidências com essa seqüência de números, mas o que tudo isso tem a ver com bolsa de valores? É simples. Existem diversas coincidências nas formações dos preços nos gráficos. Uma dessas coincidências é a não rara coincidência dos preços respeitarem os níveis de suporte e resistência de Fibonacci.


Os níveis de Fibonacci 

Com a aplicação dos números da seqüência de Fibonacci foram encontrados as retas de 0.618, 0,50 e 0,382 que foram "jogadas" nos gráficos. Ao traçar a distância do fundo ao topo dos candles e projetar as retas dos níveis de 0.618, 0,50 e 0,382 se encontrarão diversas "coincidências". Veja o exemplo abaixo:



Ao olhar acima, repare que os candles tendem a respeitar as linhas traçadas com os números de Fibonacci. Quando os candles rompem essas linhas eles enfrentarão a linha seguinte, seja na subida ou na queda dos preços. Para se traçar as retas de Fibonacci, pode-se iniciar a partir de qualquer topo ou fundo de qualquer candle, desde que se respeite os números da seqüência de Fibonacci. Ele se formará em qualquer parte do gráfico e geralmente revelará enormes coincidências. Cada linha com os números de Fibonacci funciona como suporte ou resistência. Ao romper um suporte, ele se tornará resistência e vice-versa(como foi explicado anteriormente).

O grande problema do Fibonacci 

O grande problema do Fibonacci é que ele é muito útil para se olhar para o passado. No mercado de ações todos querem saber do futuro, como vai ser, onde investir, onde renderá mais, etc. Esse é o grande problema. Do que adianta olhar para o passado?

O grande problema da Análise gráfica

Na verdade, com todo respeito, esse é o grande problema da análise técnica. Todos ficam loucos querendo saber onde terá o maior rendimento e analisam gráficos e gráficos tentando descobrir, como se fosse uma bola de cristal. Análise fundamentalista(análise de demonstrações contábeis) também estuda o passado das empresas, isto é fato, mas a diferença é que analistas fundamentalistas buscam empresas que sempre deram certo e que, diante das circunstâncias, poderão continuar com esse bom desempenho. Eles não se preocupam com o valor intrínseco da ação, apenas querem comprar porque, de acordo com os gráficos, está em uma tendência de alta. Daí surgem bolhas especulativas e muita gente pode se "machucar".

O grande analista gráfico é o que concentra suas avaliações gráficas em ações de empresas que estejam subavaliadas. Esta é a chave de ouro dos investimentos. A união entre análise gráfica e análise fundamentalista.

    0 comentários:

    Postar um comentário