Pesquisa Rápida

Qual o momento certo para vender minhas ações?

Saber o momento certo para arrematar um negócio é uma virtude não só para um investidor em bolsa de valores mas para qualquer comerciante em geral. Afinal, investir em bolsa de valores é um investimento, mas também é um comércio. Você compra um papel para revendê-lo assim que este se valorizar o esperado.

A questão é "Quando devo vender minha ação"? Warren Buffet dizia que o melhor momento para se vender uma ação é nunca! Mas, até que ponto esta técnica é a técnica ideal para o seu perfil? Não quero(nem sonho) em criticar Buffet, mas faço essa crítica porque, mesmo que uma estratégia esteja correta e seja eficiente, dependendo das circunstâncias, outras estratégias podem demonstrar-se melhores e mais eficazes. Veja como exemplo um simples jogo de futebol, os treinadores mudam suas estratégias dependendo do adversário e das regras do jogo, em alguns casos "jogam com o regulamento em baixo do braço"(gíria do futebol que diz que o treinador jogou por um empate pois, nesta situação, o empate representaria a vitória).

Vender em Momentos de Crise?

É só aparecer uma "crise" lá do outro lado do mundo que já começam os movimentos de venda.

De certa forma, quem vende não fez um mal negócio se no final o preço cair ainda mais, e assim que os preços voltarem a subir, voltar a comprar. Seria um movimento inverso ao da compra tradicional mas, o lucro seria o mesmo e, além disso este tipo de operação é quase um "operar vendido".

Mas, na visão fundamental de investimentos, o momento certo para se comprar uma ação é nos momentos de crise e o momento certo de se vender uma ação seria nos momentos de bonança. Do contrário, seria especulação. Mas, continuamos na dúvida, qual o momento certo?

A verdade é que, não existe regra 100% certa sobre o momento ideal da venda e, acima de tudo, devemos ter prudência, bom senso, ponderação, para determiná-lo. O certo é que, desde que você consiga auferir lucro, você está fazendo um bom negócio e o investimento é viável. No entanto, esta visão é muito ampla e dá margens para muitas ações especulativas(que quase sempre te colocarão em uma fria).

Os cuidados para se vender em momentos de crise deve-se ao atentar seu preço médio. Proteger seu lucro é primordial, mas cuidado para não cair no engano da especulação.

Momento Certo na Visão Grafista

Na visão técnica, basta a confirmação de inversão de tendência que se determinará o momento certo de venda. Como determinar a inversão de tendência através dos gráficos? Identifique a tendência atual de sua ação no gráfico: de alta, de baixa ou acumulando? Em seguida, trace as retas que delimitam esse movimento(retas como suporte, resistência, LTA, LTB, etc.). O momento de venda ou compra será definido a partir do rompimento destas retas.

Momento Certo na Visão Fundamentalista

Na visão fundamentalista, alguns múltiplos(P/L, P/VPA, etc.) determinam se um preço de uma ação está cara ou não. Sendo assim, para se determinar se uma está no momento de venda na visão fundamentalista, temos uma aplicação de índice de margem de segurança de Graham, que é determinado na multiplicação do P/L pelo P/VPA. Caso o índice seja superior a 22,5, a ação estaria supervalorizada.

Visão futurista do ponto de venda

Como dito no tópico "Mudança no Perfil dos Investidores. Acompanhe, ou estará de fora!", futuramente a tendência dos investidores será de aumentar a velocidade nas ordens de compra e venda devido às facilidades que vem surgindo nos últimos tempos, com isso, a tendência será de aumento na especulação e de aumento na liquidez. Certamente no futuro, apesar dessa nova característica que vem surgindo, quem irá auferir lucros será quem não "entrar no jogo" especulativo da bolsa, quem investir com conciência e não por emoção.

0 comentários:

Postar um comentário