Pesquisa Rápida

BM&FBovespa estuda isentar o pequeno investidor da taxa de custódia

Conforme divulgado pelo Exame.com nesta última sexta-feira(06/05/2011), o presidente da instituição afirmou ao jornal Valor que isentará a taxa de custódia de pequenos investidores.

Apesar de não definir ao certo quais são as regras para identificar estes pequenos investidores, a medida visa incentivar o crescimento destes pequenos investidores. O motivo é bem simples, até o final do mês de abril deste ano, cerca de 6.900 pessoas físicas deixaram a bolsa. Na verdade, já fazem alguns meses que o número de pequenos investidores descrescem ao invés de continuar em ascensão.

Com investidores saindo do mercado de ações, a força vendedora das ações torna-se maior, criando movimentos de baixa nos preços.

O grande problema em investimentos no Brasil chama-se SELIC(taxa básica de juros). Os juros brasileiros estão no topo do ranking dos países com maiores taxas de juros. Com isso, os investidores deixam de investir em renda variável para investir em renda fixa, já que investimentos em dívidas públicas por exemplo chegam a oferecer (com um risco mínimo), aproximadamente 14% ou 15% ao ano.

Além do atrativo dos juros, outro fator que tem feito investidores deixarem o mercado de ações tem sido o constante ciclo de lateralização do Ibovespa:

Ibovespa de Jan/99 a 06/05/11
Note que, por anos, o Ibovespa só lateralizou. Claro que isso não quer dizer nada, já que o índice não reflete o lucro de determinada ação, mas para novos investidores isto é uma referência dos lucros que o mercado de ações pode oferecer. Para se ter uma idéia, 2010 fechou com margem positiva de apenas 1% no índice e este ano, por vários meses o índice registrou margem negativa. Assusta quem quer ingressar neste investimento.

1 comentários:

Anônimo disse...

problemas deles que desistem facil, eu continuo nessa mesmo com 200 ou 500 reais por mes. estou investindo no aprendizado pra no futuro ser alguem de sucesso nisto.

Postar um comentário