Pesquisa Rápida

Mudança no Perfil dos Investidores. Acompanhe, ou estará de fora!

Qual o Perfil dos Investidores nesta nova década
Grandes empresas se tornaram grandes e conquistaram seu mercado por conseguirem se transformar ao longo dos tempos e acompanhar as mudanças de mercado, entendendo as necessidades e evoluindo, tecnicamente e mentalmente, mudando seus valores, visão e missão.

Mas isto deve ser uma constante para todos nós. Refletir as mudanças no mercado e de nossos concorrentes e aprender com isso, olhando para os nossos "pontos fracos" e melhorando diretamente nestes pontos. 


É como diz a velha máxima "a corrente quebra no elo mais fraco". O aumento na produção dependerá diretamente do gargalo(ponto fraco) da produção nesta empresa.

Seguindo por esta linha de raciocínio, você já se perguntou para que direção estão caminhando os investimentos em bolsa de valores em um futuro próximo?

Mudança no Perfil das Corretoras

Alguns dias atrás comentei aqui sobre um perfil de investimentos novo criado pela Gradual Investimentos, chamado Gradual Direct. Este perfil permite operar com taxa de corretagem grátis, sem limites de ordens e sem orientação dos consultores da mesa. O único custo para o investidor deste perfil é a custódia mensal. Todas as movimentações do investidor deve ser feita pelo homebroker, que por sinal merece elogios. Excelente.

Além da Gradual, outras corretoras como a Spinelli, a XP, ou a InvestBolsa, criaram também perfis para investidores em que a taxa de corretagem fica com custo muito baixo ou nulo. Em alguns casos, a custódia também é isenta de custos.

Estas mudanças nas corretoras forçaram também uma mudança no perfil dos investidores.

Causas das Mudanças no Perfil dos Investidores

Talvez alguns ainda não tenham notado estas mudanças, já que são extremamente recentes. Estamos falando de mudanças que se iniciaram a menos de 6 meses, mas que provavelmente tende a se fixar por vários anos(talvez décadas). Quem entender esse processo primeiro, talvez se beneficie dele antes que o mercado o surpreenda.

Antigamente(eu falo em menos de uma década atrás), todas as ordens de compra ou venda de ações eram feitas por telefone ou pessoalmente com os consultores da corretora. Todas essas mudanças na tecnologia estavam ainda começando e nem se falava em homebroker. Hoje, com todas as mudanças, a tendência está invertendo. Poucas pessoas falam com seus consultores em suas corretoras antes de executar algum tipo de ordem e o local de onde partem essas ordens dificilmente tem sido telefone, ou pessoalmente.

Este movimento deve-se a dois fatores: 
  • Primeiro o que foi dito acima, sobre as corretoras criarem novos perfis de investimentos, visando a competição entre si e tentando atender este novo perfil de investidor(que as próprias corretoras estão ajudando a formar).
  • Segundo e, talvez o principal motivo seria a falta de qualificação dos consultores financeiros. Na verdade hoje em dia qualquer um vira um "consultor financeiro". É incrível mas, pessoalmente eu tenho uma zica enorme com as "dicas" dos consultores de minha corretora. Nada contra a corretora, íntegra, ótimo homebroker, tudo opera 100%. Mas em relação aos consultores financeiros, que lixo. Participando de fóruns e discussões com outros investidores percebi que isto é um mal generalizado atualmente. Pouca capacitação e muitos charlatões.
Novo Perfil dos Investidores

Novo Perfil dos Investidores
Todas as problemáticas forjaram um novo perfil, que atualmente está se consolidando, mas que já é possível de se visualizar. Trata-se de investidores independentes, que atuam segundo suas convicções, sem muita intervenção de seus consultores em suas corretoras. Investidores que agem rápidamente(isentos ou com custas muito baixas de corretagens).

O mercado sempre tendeu a ser lento, a responder de forma lenta aos anúncios, resultados, mudanças na economia, etc. Talvez isto não mude muito, pois exige conhecimento de economia, contabilidade, acompanhamento de perto dos números, etc. Mas, esta nova tendência, este novo perfil de investidor trás consigo uma maior agilidade em responder ao mercado. Talvez isto justifique as lateralizações do Ibovespa nos últimos meses. Claro que tem toda uma lógica econômica por trás desta lateralização, tanto economia nacional quanto mundial, mas acredito também que esta lateralização acentuou-se também devido a este novo perfil de investidor que vem se formando nos últimos meses.

Pontos Positivos deste Novo Perfil

Um investidor que possui facilidades(isenções de custas, bons homebrokers, etc.) dificilmente irá acompanhar o movimento de quedas especulativas que o mercado faz com frequência, ainda que este investidor seja um position trader ou um investidor de longo prazo, é bem provável que ele venderá em momentos de baixa e irá esperar até que o movimento especulativo se encerre. Isto aumentaria os ganhos de um investidor como esse de modo fabuloso, primeiro porque ele não ganharia só por estar investindo em uma empresa que lhe traga lucros, mas também por aproveitar os momentos de crise para vender e recomprar mais barato estas ações, contando com a retomada nos preços assim que o movimento especulativo se encerre. Isto gera um movimento lateral nos gráficos e a bolsa fica "parada" no longo prazo, o que nos leva aos pontos negativos deste perfil.

Pontos Negativos deste Novo Perfil

Além de favorecer à força especulativa dos investimentos, lateralizando preços e dificultando o crescimento do mercado de ações, este novo perfil de investidor tende a dificultar ainda mais os investimentos em bolsa de valores. O que acontece é que, a cada movimento de alta ou baixa, o investidor irá movimentar suas ações, tentando aproveitar-se ao máximo o movimento especulativo, com isso cria-se uma ansiedade enorme no mercado de ações e uma tensão psicologica nada ligada ao raciocínio lógico que deve ter um investidor. O movimento torna-se unicamente especulativo.

O principal motivo para que um investidor se dê "mal" na bolsa de valores se chama ansiedade. Investir no "achismo" te enlouquecerá, assim como o sr. mercado, e te fará vender barato e comprar caro.

Este novo perfil somente favorece momentos de baixa da economia. Literalmente ele agrava momentos de baixa, pois facilitando a saída dos investidores em momentos de baixa força compradora e alta força vendedora. Mas, claro, em sua maioria este movimento será especulativo.

Além disso, ao movimentar além da necessidade, o investidor tenderá a pagar maior imposto de renda e perderá seu foco que é investir em uma empresa sólida e em crescimento. Ele tenderá a investir na alta e sair na baixa. O que acontecerá na prática é que literalmente ele irá comprar na alta e vender na baixa e, no fim das contas, irá pagar a conta dos outros investidores. Afinal, acho que a única coisa que não irá mudar muito nos investimentos em bolsa de valores é a velha estatística que diz que 90% dos investidores terão prejuízos para que 10% lucrem(e lucrem bem).

1 comentários:

Anônimo disse...

Realmente de todas as corretoras apresentadas o investBolsa possui o melhor custo x benefício do mercado. Estou super satisfeito com os serviços prestados.

Postar um comentário