Pesquisa Rápida

Como Utilizar seu Cartão de Crédito

Como Utilizar seu Cartão de Crédito
Para muitos, o "Grande Vilão" das finanças. Para você, a partir de agora, a chave para o controle total de suas finanças. Saiba como utilizar seu cartão de crédito e controle melhor seus gastos!

Muitas pessoas tem compulsão por compras.. É um mal psicológico, não financeiro. A pessoa se sente vazia e precisa preencher este vazio comprando, cada vez mais. É uma espécie de depressão(doença da moda no século XXI). Mas o cartão não tem nada a ver com isso.. Primeiro a pessoa tem que se tratar, procurar curar este mal pessoal,  para depois utilizar o cartão.


O cartão aqui será indicado para controlar aqueles gastos diários, que você pagaria em dinheiro e teria pouco controle em seu orçamento..

Na verdade, muitos se frustram porque o cartão de crédito é uma ferramenta que possui um poder de controle financeiro enorme, mas não conseguem utilizá-lo. Tanto para compras quanto para o controle de suas finanças.. Pessoas se frustram por não conseguir dominar esta ferramenta.

Para se adquirir um cartão de crédito hoje em dia, o que não faltam são opções! Pessoas te ligando para oferecer dezenas de cartões, bancos te recepcionando com os braços abertos, oferecendo muitos e muitos cartões... Caso você não possua um, basta procurar seu banco..


Como utilizar o Cartão de Crédito

O primeiro passo para se utilizar o cartão de crédito é colocá-lo no débito automático! Isso para que você nunca se esqueça que sua fatura deverá ser paga!! Claro que seu interesse é sempre pagar, mas todos passam por dificuldades. Ao colocar o cartão de crédito em débito automático você estará firmando o compromisso do pagamento do cartão de crédito como uma prioridade em suas finanças.

Nunca! Repito, NUNCA! Nunca pague somente o mínimo do seu cartão! Sabe porque os bancos são "cheios da grana" ? Porque recebem tudo em juros. Se você pagar apenas o mínimo do cartão, um dia terá que pagar o total da fatura e, este total será com juros. E que juros... Os maiores juros do mercado estão nos cartões de crédito e no cheque especial das contas bancárias. 

Tenha apenas um cartão de crédito! Não se iluda em ter vários cartões de crédito, basta um, ou você correrá um grande risco de descontrolar suas finanças.

Quais as vantagens dos Cartões de Crédito


O cartão de crédito oferece um poder enorme de compra ao portador. Muitas vezes em um determinado mês, suas finanças estarão comprometidas e, para que não fique no cheque especial, você utilizará o cartão de crédito. Essa é uma facilidade sem dúvida, afinal você irá pagar no mês seguinte e sem juros. A vantagem maior é que no final do mês você terá um detalhamento dos gastos no cartão de crédito e isso te facilitará a controlar seus gastos.

Separe principalmente os gastos diários para o seu cartão de crédito. Gastos como combustível para seus veículos, gastos com passeios aos finais de semana, etc. são gastos variáveis, se você não montar uma planilha para estes gastos será mais difícil de controlá-los. Para isso, basta pagar com o cartão de crédito que no final do mês você terá um detalhamento de seus gastos. Assim poderá programar melhor seus gastos mensais.
Cuidado com o poder de compra do cartão, saiba se controlar e seu sucesso nas despesas do dia-a-dia estará garantido.

Sugerimos a leitura também do tópico "Orçamento Doméstico - Como programar suas Receitas e Fazer dos Investimentos um Hábito" para refletir também na divisão das receitas financeiras em seu orçamento.

Por que não utilizar cheques?

Cheques, para começar, deveriam ser utilizados somente à vista. Em qualquer país, o cheque é utilizado só à vista! Somente no Brasil que virou essa bagunça de pré-datar cheques..

Cheques são falsificados facilmente. Se você perder um talão de cheques, corra pra polícia e faça um B.O., avise o banco e fique de "orelhas em pé"! Isso dá uma dor de cabeça enorme.. Muitas vezes as assinaturas nos cheques nem são conferidas como deveriam..

O principal problema dos cheques convencionais é o controle financeiro. Algumas pessoas montam planilhas, anotam em cadernetas, inventam formas de fazer o controle dos cheques. Para quem foi, para quando é o cheque e qual o valor do cheque. Mas a verdade é que a grande maioria "guarda na cabeça". No final ficam aquelas perguntas que todo mundo já fez um dia: "Eram 7 ou 8 cheques? Termina em qual mês mesmo?"

0 comentários:

Postar um comentário