Pesquisa Rápida

Diversificação nos Investimentos

Diversificação nos investimentos
Basta pesquisar sobre investimentos que se encontra a velha máxima: "Não se deixa todos os ovos na mesma cesta!".

Warren Buffet criou outra máxima: "Diversificação é uma proteção contra a ignorância, não faz nenhum sentido para aqueles que sabem o que fazer.".

Mas quais as vantagens e desvantagens de se diversificar os investimentos?

Prós e Contras de se diversificar em investimentos

Ao se diversificar os investimentos, o investidor irá se apoiar em diversas ações e não apenas em uma. Isto pode ser bom ou extremamente ruim, e justamente por isso Warren Buffet criou a famosa frase. Criando uma carteira com pouca diversificação, você aumenta o potencial de ganho ou perda de sua carteira. Isto não é regra, pode-se criar boas carteiras com ações diversificadas, mas é mais complicado. Pode-se criar uma carteira com ótimas empresas subvalorizadas e investir em várias ao mesmo tempo, e justamente por isso, ter mais chances de ter rentabilidade, mas também pode acontecer de incluir empresas que irão apenas puxar o freio de mão de seus investimentos(o que é mais provável).
Diversificar é sempre importante, no entanto, tudo tem que ter meio termo, diversificar somente entre algumas poucas e boas empresas. Principalmente no começo, quando o montante inicial é baixo, quanto menos diversificar maior o exponencial do investimento(e maior também o risco). Posteriormente, quando o montante investido for maior, o ideal é que se diverisifique cada vez mais, afim de explorar nichos de mercado, estudar outras empresas e consiga manter a evolução constante.

O mito da diversificação se formou principalmente por casos como a empresa americana Enron e inúmeras outras que quebraram do dia pra noite e deixaram pessoas que investiram por toda uma vida na mão. É trágico, mas não concordo que este deva ser um motivo para não se investir no mercado de ações. Riscos corremos todos os dias, ao atravessar uma rua, ao ir ao trabalho, etc.


Muitos dos riscos não temos controle algum e tudo que podemos fazer é orar e pedir a Deus que nos proteja. No mercado de ações, podemos fazer análises profundas, pesquisar notícias e acompanhar a empresa de perto afim de nos precaver quanto a isso. Não é 100% eficiente, mas arrisco aqui a dizer que o mercado é lento e, se você estiver atento as notícias diariamente(bastam 15 minutos diários para ler as notícias recentes) você estará horas a frente do mercado e poderá fazer ótimos negócios. Isto sim é uma medida de segurança. Diversificar não tem nada a ver com tudo isso e, sim, Warren Buffet estava cheio de razões ao afirmar que é uma proteção a ignorância. Se você não pode(talvez por questão de tempo) acompanhar seus investimentos de perto ou não consegue(nem quer aprender) analisar empresas, o melhor é diversificar. Quem sabe você tenha sorte e apenas alguns ovos se quebrem.

    0 comentários:

    Postar um comentário