Pesquisa Rápida

E a crise econômica de 2011, continua ou não? E o Brasil nessa história?

Há alguns dias atrás comentei sobre o Ibovespa estar em queda e que provavelmente nos próximos dias, continuaria assim. 

"Alertamos aos investidores independentes que estejam alertas aos noticiários e estejam certos de que o movimento tende a se continuar por mais um tempo. Pelo menos, até testar novamente o suporte constituído anteriormente, na casa dos 57.600 pontos aproximadamente. Isso é certo, não por se tratar unicamente de uma observação gráfica, mas porque os investimentos em bolsa de valores são avaliados gráfica e fundamentalmente. De forma fundamental, não tem nada que sustenta uma retomada(pelo menos até o momento) da bolsa brasileira. Todos os indicadores tendem a um movimento baixista. Aliás, notícias recentes, induzem o investidor a acreditar que está formando uma nova crise na zona do euro, agora na Itália, segue link para notícia:Crise na Itália. A não ser que nos próximos dias saia uma notícia positivista bombástica, a tendência é a situação continuar se agravando. Então, olhando por gráficos, na melhor das hipóteses, sendo otimista, pode ser que a bolsa "toque" no suporte e tente um movimento de repique. Nem que seja para continuar lateralizando, mas tente frear esse movimento de queda.."

E na verdade a queda tem acontecido mais rápido do que se esperava. Alguns dias existem os repiques que dão alguma esperança para poucos. Mas a verdade é que a tendência é de queda mesmo. Os motivos são muito variados, Grécia e seus problemas, Itália com alguns problemas financeiros também e EUA também mostrando algumas fragilidades nos últimos dias. A coisa está bem mais complicada do que parece.

E a crise não está só la fora não. Brasil também tem mostrado fragilidade. Só que o problema do Brasil é bem diferente. Em sua maior parte, se resume em má gestão ou corrupção no governo. Pelo menos aqui, alguns índices são mais otimistas, como por exemplo uma recente pesquisa do IBGE que mostrou que o desemprego no Brasil em Junho foi o menor para o mês, desde 2002. Isso é muito positivo.

Se fosse para apostar em algum cenário econômico, apostaria em uma queda no Ibovespa até uns 35.000 pontos. Uma crise feia mesmo, talvez uns 8 ou 9 meses de crise. Daí depois uma boa recuperação e uma ascensão até 2014(ano da copa). Quem sabe não cheguemos num platamar de 200.000 pontos.

1 comentários:

Finanças Inteligentes disse...

Esse é o problema. O que vem depois de agosto desse ano, os mercados podem dar um repique final e depois lona. Acho que a economia não mostra sinais de melhoras no longo prazo.

Abcs,

Postar um comentário