Pesquisa Rápida

A Contabilidade a favor do Investidor - Segredos Contábeis

A contabilidade possui algumas regras, principalmente relacionadas à área fiscal que poucos conhecem, anão ser os próprios contadores. Algumas destas regras podem, de forma legal, mudar o resultado dos balanços, informando resultados completamente diferentes. Para um investidor, é extremamente interessante entender essa ótica contábil.

Recomendo muito a leitura do tópico que trata das falhas contábeis para depois ler este tópico.

É possível, dentro das regras contábeis(sem fraudar nada) alterar consideravelmente o resultado do exercício. Algumas contas servem apenas para inflar ativos ou passivos, favorecendo a empresa com seus acionistas ou com seu financeiro. Muitas vezes estes resultados "manipulados", mas sem infringir a lei, será usado para mostrar otimismo ao mercado, ou para diminuir a carga tributária da empresa.

O Efeito das Provisões

As provisões são utilizadas pelas empresas, seguindo o regime de competência da contabilidade, onde diz que a empresa deve ser conservadora(quase que pessimista), já registrando na contabilidade os números referente a um fato, sempre que seu fato gerador já tenha ocorrido. O valor considerado será sempre do pior cenário possível. Um exemplo simples para entender o que isso quer dizer é que, se sua empresa fechou o contrato para a aquisição de um veículo, imediatamente após a conclusão da compra, você deverá registrar esta compra em sua contabilidade.

Da mesma forma, para as provisões, sempre que houver o fato gerador, ainda que o desembolso, o pagamento, não seja de imediato, no mínimo deve-se provisionar o ocorrido na contabilidade. Um exemplo simples seria com os funcionários da empresa. Todos os empregados de uma empresa, têm seus direitos devidamente estabelecidos na CLT, como férias, 13º salário, etc. Com isso, a empresa ao fazer o pagamento da folha de salário(até o 5º dia útil de cada mês), sabe que o funcionário tem direito além daquele valor da folha, ao valor de 1/12 avos de 13º salário, 1/12 avos de férias e 1/3 desse valor das férias. Sendo assim, ainda que o desembolso não seja imediato, a empresa deverá registrar uma provisão para pagamento de 13º salário ou provisão para pagamento de férias(mesmo o pagamento não sendo imediato).

Isto irá gerar no balanço as provisões que irão se tornar despesas e irão para o resultado do exercício. Isto irá diminuir a receita no final da competência, reduzindo lucro e conseqüentemente os impostos daquela competência. Então, muitas vezes devemos nos atentar com os resultados e o que foi lançado como despesa para reduzir este lucro, ou ainda pior, o que foi lançado como despesa e o que "esqueceram" de lançar como despesas, aumentando as receitas e dando uma falsa ilusão de lucro aos acionistas. Claro, os impostos neste caso seriam maiores para a empresa, mas eu te pergunto,  você acha que o fiscal da Receita irá multar uma empresa que paga mais impostos do que deveria pagar? Claro que não.

Nestas situações existem sempre as empresas de auditoria que irão tentar identificar as naturezas dos lançamentos e entender se aquilo está correto. Mas, vale ressaltar que um investidor experiente deve ter suas próprias análises e desconfiar sempre que possível.

O Modelo de Custeio

Um detalhe importante também a se ressaltar é sobre o modelo de custeio. Atente-se sempre que uma empresa esteja mudando o sistema de custeio dela. Se antes era absorção e de repente passa a custeio variável, ou vice versa. Tente entender o porque disso sempre. Quase que sempre isso irá gerar uma falsa ilusão de lucro ou prejuízo em um curto período, talvez um trimestre ou mais. Mas vale ressaltar que geralmente esta é uma tática contábil legal (não tem nada de ilegal nisso) de mudar os valores das margens de contribuição dos produtos e com isso mudar também os resultados do exercício.

0 comentários:

Postar um comentário