Pesquisa Rápida

Definindo investimentos pessoais. Definição de Ativos para as Finanças Pessoais

Definindo investimentos pessoais. Definição de Ativos para as Finanças Pessoais
Quando se pensa em finanças pessoais, o que realmente significa Ativo para você? Já parou para pensar o que realmente são investimentos?

Contrariando a contabilidade tradicional para empresas, entenda o que um ativo representa pra você. Ou seja, enquanto que para uma empresa um veículo é um ativo, para você não é. É fácil entender o motivo: Veículos para as empresas têm a capacidade de gerar fluxo de caixa futuro. Não digo na alienação do veículo, digo na operação mesmo da empresa. 


Empresas dependem de seus veículos para que suas vendas alcancem sua clientela. Dependem dos móveis e utensílios para desenvolver a atividade da empresa e conseguir gerar fluxo de caixa futuro.


O que gera receita para você?

Seus móveis conseguem te fazer ganhar dinheiro? Mesmo que você trabalhe com marcenaria, não são seus móveis que irão te fazer ganhar dinheiro! Você pode até pensar que você tem uma vida particular e depende dos seus móveis, carros, etc. Mas você sabe que é possível gerar dinheiro sem os carros e móveis. Isso não quer dizer que você não deva ter carros e móveis, pelo contrário, almejamos uma boa saúde financeira para termos luxos. Mas que fique claro que não são itens que não irão gerar receita. Para você, para suas finanças pessoais, não é um investimento.

Definindo ativo para suas finanças pessoais

Ativos são itens que irão te gerar fluxos de caixa futuro. Irão te trazer riquezas. Por isso quando você ouviu alguém dizendo que comprou o carro para investir o dinheiro parado, lembre que este carro irá trazer despesas e não receitas. Despesas com gasolina, despesas com manutenção(pneus, mecânica, impostos, etc.). O veículo pode ser zero, mas pode ter certeza que ele trará despesas e não receitas. Veículo zero também gasta pneu, gasolina, impostos, manutenção com autocenters, etc. Veículos, móveis domésticos, celulares, entre outros, são indispensáveis, mas não irão gerar receitas. Não são investimentos, lembre-se disso.

Para suas finanças pessoais, busque investimentos de verdade: investimentos imobiliários, ações, investimentos em debêntures, dívida pública do governo, etc. Pense nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito Legal!!! Parabens pelo blog! tah muito legal! Abraco!

Visite: http://byanndy.blogspot.com/

disse...

Obrigado Anndy!

Fico agradecido com sua opinião. Esteja a vontade para voltar sempre.

Postar um comentário