O Fundo de Grantia por Tempo de Serviço - FGTS, é calculado a partir de 8% do salário bruto do trabalhador, com exceção apenas do salário família. Este valor é depositado pelo empregador a cada mês e é de direito de TODOS os trabalhadores.
Quando Poderei Sacar meu FGTS ?
O FGTS pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamentos habitacionais e em casos de doenças terminais. Há uns anos atrás, havia uma lei que disponibilizava o saque do FGTS para o casamento. Hoje já não é mais possível(palmas para o governo).
Como Funciona o Rendimento do FGTS
O dinheiro do FGTS "parado" na conta do trabalhador funciona como uma conta poupança, no entanto, o rendimento é de 3% ao ano mais TR. Como é liberado o uso do FGTS para o financiamento habitacional(que nas melhores das hipóteses tem seus juros fixados a 4,5% ~ 6% ao ano mais TR, podendo chegar a 12% ao ano mais TR), fica a dica de utilizar o FGTS sempre que possível nos financiamentos habitacionais.
Como Utilizar Seu FGTS em Financiamentos Habitacionais
Para utilizar seu FGTS em financiamentos Habitacionais existem quatro opções: Utilizá-lo como entrada no financiamento, utilizá-lo para amortizar as 12 próximas parcelas, utilizá-lo para amortizar todo o financiamento ao longo dos anos, e por último, utilizá-lo para quitar parcelas atrasadas.
Em caso de uso do FGTS para pagamento de parcelas, o uso do FGTS só poderá ser feito novamente no prazo mínimo de dois anos. Além disso, o valor amortizado das parcelas não poderá exceder 80% do valor total da parcela.
Em caso de uso do FGTS para quitar parcelas em atraso, é necessário recorrer à justiça, pois diretamente na agência não é possível, porém em praticamente 100% dos casos, os mutuários conseguem a autorização para a utilização do FGTS.

Este site é meramente informativo, não responsabilizamos por atitudes errôneas.
0 comentários:
Postar um comentário