Pesquisa Rápida

Risco X Rentabilidade - A importância da Boa Gestão do Caixa nas Empresas

Em finanças, independente se estamos falando de gestão de empresas ou investimentos, a rentabilidade está ligada diretamente ao fator risco. O que poucos sabem é que em uma empresa, dependendo da maneira com que ela "trabalha" seu capital de giro, ela terá maior ou menor rentabilidade e também, terá maior ou menor risco.

Antes de mais nada, entenda que estamos falando unicamente da questão "dinheiro em caixa". Não vamos tratar sobre como gerenciar estoques, ou impostos, ou mesmo a operação da empresa, etc. É unicamente sobre como uma empresa deve gerenciar o caixa de sua empresa.

Este conceito de Risco X Rentabilidade será útil tanto para o administrador de empresas, quanto para o empreendedor, e também para investidores(que devem entender profundamente sobre a saúde financeira da empresa). Primeiramente entenda sobre Capital Circulante Líquido.

O que é Capital Circulante Líquido?

A grosso modo, o capital circulante líquido é a "gordurinha" que a empresa tem, após quitar suas dívidas de curto prazo. De forma mais técnica, o capital circulante líquido é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Ou seja, o que sobrar para a empresa no curto prazo, após quitar suas contas no curto prazo, será seu capital circulante líquido.

Por que é importante entender sobre Capital Circulante Líquido?

O capital circulante líquido mostrará a saúde financeira da empresa no curto prazo. A gestão de caixa para uma empresa é fundamental. Muitas vezes o valor obtido com o capital circulante líquido, não é muito coerente, pois muitas empresas possuem uma quantidade enorme de estoques e, muitas vezes, o giro desse estoque é muito baixo, fazendo com que a liquidez da empresa seja muito baixa. Ou seja, a empresa possui um grande Ativo Circulante, mas com baixo giro.

Então, aquilo que antes traria para a empresa uma certa segurança, a partir de agora torna-se dúvida.

Para resolver este dilema, existe a Liquidez Corrente Seca, que é calculado da mesma forma que o Capital Circulante Líquido, no entanto retira-se do cálculo os estoques da empresa. Desta forma o cálculo fica mais firme e coerente.

Onde entra a Rentabilidade nesta Gestão de Caixa?

Sobre a gestão dos ativos da empresa, entenda da seguinte forma: Quanto mais ativo circulante, menor o risco da empresa, mas, consequentemente a empresa terá uma rentabilidade menor. O porque disso é simples, quanto maior a liquidez de um ativo, menor sua rentabilidade. Se sua empresa possui um bom dinheiro em caixa parado, ela consegue suportar por períodos de dificuldades(financeiras) com maior facilidade, no entanto, esse dinheiro em caixa deixará de ser aplicado nas próprias atividades da empresa ou em investimentos possíveis. Com isso, sua empresa torna-se menos rentável, justamente pelo "custo" da oportunidade desperdiçada.

Entenda sobre os Ciclos da empresa

A empresa possui alguns ciclos, chamados de "Ciclo Econômico, Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro". O ciclo econômico compreende o tempo necessário de fabricação(ou compra da mercadoria) e sua estocagem, até o momento da venda, lembre-se que ao comprar o produto para a revenda, ou mesmo a matéria-prima para a fabricação do produto, sua empresa adquiriu também o passivo. Posteriormente sua empresa irá vender esta mercadoria e terá seu prazo de receber(veja bem, receber de seus clientes, não é vender, é receber) de seus clientes. O momento que compreende o prazo em que a empresa pagará seus fornecedores até o momento em que receberá de seus clientes, será o ciclo financeiro. Todo este ciclo, desde o momento da compra do produto(ou matéria prima), até o recebimento de seus clientes, será o ciclo operacional.


Entendendo estes ciclos, você poderá entender uma lógica simples(mas muito falada). Para a empresa não é interessante comprar de seus fornecedores à vista e receber de seus clientes a prazo. Não só pela lógica de "não ter dinheiro em caixa" para pagar seus fornecedores em caixa(até porque muitas vezes a empresa pode fazer empréstimos, etc.), mas principalmente porque o ciclo operacional da empresa será muito longo. O giro será muito baixo. A rentabilidade da empresa será baixa também.


Qual o jeito certo de se administrar um caixa?


De maneira rápida, para que possa entender, o jeito certo seria comprar a prazo para vender a vista, mas existem algumas outras "ferramentas" para o administrador facilitar a gestão do caixa. A empresa deve utilizar do orçamento empresarial para auxiliar na gestão do fluxo de caixa, de forma que a empresa mantenha em caixa uma quantia necessária para a operação e uma pequena sobra(pra imprevistos) apenas, sem grandes excessos. Dinheiro parado em caixa diminui o risco, mas também a rentabilidade, e com toda certeza, investidores darão maior valor à empresas com grande histórico de crescimento.


Além disso, uma outra forma de melhorar a gestão do fluxo de caixa seria definir os dias para o "contas a pagar" da empresa funcionar melhor. Exemplo: Sua empresa não aceitará notas emitidas de fornecedores a partir do dia 20 de cada mês(isso facilitará sua empresa para o fechamento contábil do fim do mês e evitará transtornos com os impostos). Outro exemplo seria definir os dias de pagamentos da empresa, como por exemplo todo dia 15 e 25 de cada mês, sendo necessário a apresentação da fatura com pelo menos 10 dias de antecedência. Isso facilitará a gestão do caixa(pois sua empresa manterá sempre o caixa necessário para o pagamento daquelas determinadas datas, e com 10 dias de prazo para sua gestão do fluxo de caixa, sua empresa conseguirá manter sempre o caixa necessário para o pagamento de seus fornecedores, sem atrasos e otimizando sua rentabilidade).

0 comentários:

Postar um comentário